metropoles.com

Sobe para 55 o número de mortos em tempestade de frio extremo nos EUA

Onda de frio vinda da Sibéria deixa 200 milhões de pessoas em alerta nos EUA e matou ao menos 55. No fim de semana, costa leste foi atingida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
John Normile/Getty Images
homem caminhando em neve
1 de 1 homem caminhando em neve - Foto: John Normile/Getty Images

O número de mortos em função da onda de frio extremo nos Estados Unidos (EUA) subiu para 55 nesta segunda-feira (26/12), segundo informações da imprensa local. O serviço de meteorologia do país alertou que as pessoas expostas às baixas temperaturas estão suscetíveis ao congelamento em questão de minutos.

De acordo com a agência de notícias NBC, as mortes foram registradas em 12 estados norte-americanos: Colorado, Illinois, Kansas, Kentucky, Michigan, Missouri, Nebraska, Nova York, Ohio, Oklahoma, Tennessee e Wisconsin.

As tempestades de inverno deixaram em alerta 200 milhões de pessoas em 48 dos 50 estados dos EUA. Após atingir o região Oeste, o frio chegou à costa leste americana neste fim de semana.

Man clears his driveway on Hamburg, New York. The Buffalo suburb and surrounding area was hit hard by the winter storm Elliott with wind gusts over 70 miles per hour battering homes and businesses through out the holiday weekend - Metrópoles
Onda de frio severa atinge várias partes do país

“As temperaturas frias com risco de vida e em combinação com ventos frios perigosos criaram um risco potencialmente fatal para viajantes que ficam presos, indivíduos que trabalham fora, gado e animais domésticos”, afirmou o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA em um boletim nesse domingo (25/12).

“Em algumas áreas, estar ao ar livre pode levar a congelamento em minutos”, acrescentou o serviço.

A tempestade foi de grande escala, estendendo-se dos Grandes Lagos, perto do Canadá, até o Rio Grande, ao longo da fronteira mexicana.

Chamada de Elliot, a tempestade provoca fortes nevascas e temperaturas de até -50°C. Frustrou, ainda, o Natal de milhões de norte-americanos, que não conseguiram embarcar nos aeroportos.

Voos cancelados

Até 24 de dezembro, véspera de Natal, mais de 5 mil voos tinham sido cancelados, a maior parte nos aeroportos internacionais de Chicago O’Hare e Denver, segundo o rastreador FlightAware. Outros 24 mil foram adiados.

Vários estados declararam emergência, como Nova York, Geórgia e Carolina do Norte.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?