Sob ataque, parte da Ucrânia fica sem sinal de internet
Conexão foi restabelecida, mas continua com instabilidade durante avanço de forças da Rússia pela Ucrânia
atualizado
Compartilhar notícia
A organização não governamental britânica Netblocks afirmou, neste sábado (26/2), que houve interrupção no provedor de internet da Ucrânia ao mesmo tempo em que os conflitos armados ocorrem no país. As principais cidades que sofreram a queda na conexão foram Vasilkov e Kiev.
A instabilidade teve início na quinta-feira (24/2), quando tiveram início as operações militares no leste da Ucrânia pela Rússia.
⚠️ Confirmed: Real-time network data show a major disruption to #Ukraine‘s internet backbone provider GigaTrans, which supplies connectivity to many other networks. The incident comes as heavy fighting is reported in #Vasylkiv and #Kyiv 📉
📰 Background: https://t.co/S0qJQ7CbNv pic.twitter.com/EksnZjs9Ay
— NetBlocks (@netblocks) February 26, 2022
A interrupção aconteceu no início da manhã no país, por volta das 5h. Cerca de uma hora depois, o serviço de internet foi restabelecido, mas ainda com intensa instabilidade, segundo o Netblocks.
“Noite mais difícil”
Nessa sexta, em pronunciamento gravado, o presidente do país, Volodymyr Zelensky, alertou que Kiev estava sob perigo de tomada pelos russos e fez um apelo: “Não podemos perder a capital”.
O presidente ucraniano ainda afirmou que acredita que os conflitos irão se acentuar. “O destino do país será decidido agora. Esta noite será mais difícil do que o dia. Muitas cidades do nosso estado estão sob ataque. Chernihiv, Sumy, Kharkiv, nossos meninos e meninas em Donbass, as cidades do sul, atenção especial a Kiev”, ponderou.
Ele repetiu: “Esta noite será a mais difícil. O inimigo vai com tudo. Devemos resistir. A noite será muito difícil, mas o pôr do sol virá”.