metropoles.com

Síria reclama de “interferência estrangeira” em ofensiva contra Assad

Chanceler da Síria citou “interferência estrangeira” no caos que voltou a tomar conta do país comandado por Bashar al-Assad

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sasha Mordovets/Getty Images
Imagem colorida mostra Bashar al-Assad - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Bashar al-Assad - Metrópoles - Foto: Sasha Mordovets/Getty Images

O governo da Síria está reclamando de “interferência estrangeira” na ofensiva de grupos jihadistas contra o regime de Bashar al-Assad, sob ataque desde novembro. A acusação foi feita pelo ministro das Relações Exteriores sírio, Bassam Sabbah, nesta sexta-feira (6/12).

De acordo com a mídia estatal da Síria, Sabbah esteve na capital iraquiana, Bagdá, onde se reuniu com seus homólogos, os ministros das Relações Exteriores do Iraque e Irã.

 “A interferência estrangeira foi exposta e visa alcançar ambições históricas, uma nova divisão da região e redesenhar o seu mapa político”, disse o ministro sírio em uma coletiva de imprensa após o encontro.

O chanceler da Síria não citou possíveis envolvidos na suposta interferência estrangeira no país. A Turquia, contudo, tem sido apontada como apoiadora do Hayat Tahrir Al-Sham (HTS), que lidera a ofensiva contra Assad.

No início da guerra civil na Síria, em 2011, o governo turco se colocou ao lado de grupos insurgentes que tentavam derrubar o atual mandatário sírio. Na teia de aranhas do conflito, que reacendeu nos últimos dias, o caminho da Turquia se cruza com o de grupos rebeldes curdos que atuam no país comandado por Assad. Eles são considerado terroristas pela ligação com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PPK).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?