metropoles.com

Sérvia lidera vacinação contra a Covid-19 na Europa

País conseguiu imunizar 19,7% da população ou 1.375.872 pessoas. A taxa é quase duas vezes maior que a de Alemanha, Espanha e Itália

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacinação na UBS 5 em Ceilândia
1 de 1 Vacinação na UBS 5 em Ceilândia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Sem muito alarde, a Sérvia colocou em prática uma eficiente campanha de vacinação de sua população. De acordo com o projeto Our World in Data, da Universidade Oxford, o país aparece em sexto lugar entre as nações que mais imunizaram em todo o mundo, na frente de todas as potências da União Europeia (UE).

Conforme o levantamento, o país imunizou 19,7% da população ou 1.375.872, de pessoas – 12,6% dos sérvios receberam uma dose e 7,1%, duas. A taxa é quase duas vezes maior que a de Alemanha, Espanha e Itália e quatro vezes maior que a da Holanda.

Macedônia do Norte e Montenegro, vizinhos da Sérvia e ex-repúblicas iugoslavas, ainda não vacinaram ninguém. A explicação das autoridades locais passa pela boa relação com a própria UE, com a China e com a Rússia. Com tantas conexões, o país conseguiu doses de muitos fabricantes.

“Se (as vacinas) vêm da China, dos EUA ou da UE, não nos importamos, contanto que sejam seguras e as recebamos o mais rápido possível”, disse a primeira-ministra Ana Brnabic, em uma entrevista à BBC.

“Para nós, vacinação não é uma questão geopolítica. É uma questão de saúde”, continua. A Sérvia, hoje, é o único país da Europa onde seus cidadãos podem escolher a vacina que desejam receber: Pfizer/BionNTech, AstraZeneca/Oxford, Sinopharm e Sputnik V.

3 imagens
Vacinação na UBS 5 em Ceilândia
Vacinação contra a Covid-19
1 de 3

Vacina contra a Covid-19

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 3

Vacinação na UBS 5 em Ceilândia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 3

Vacinação contra a Covid-19

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Tecnologia

De acordo com o site Health Care It News, o desenvolvimento de uma plataforma virtual para uma integração entre os órgãos públicos ajudou na campanha até agora bem-sucedida.

A ferramenta integra centros de saúde primários, locais de vacinação, o Instituto Nacional de Saúde Pública, agências governamentais e o Portal Nacional de Governo, facilitando o compartilhamento de informações.

“Esta solução é, na verdade, o resultado do amplo foco que colocamos na digitalização dos serviços públicos nos últimos quatro anos. O governo digital e a educação digital, com a digitalização da economia, são o núcleo do nosso mandato”, disse a primeira-ministra ao site.

A eficiência surpreendeu até a população.

“Sou um trabalhador de saúde aposentado e sei que o setor de saúde é bom, mas estou surpreso com o nível de organização e a presença em massa de trabalhadores de saúde”, disse à BBC Slavic Radonovic, de 70 anos.

A Hungria, integrante da UE, está seguindo o exemplo da Sérvia ao adquirir vacinas chinesas e russas. Se der certo, outros podem adotar a mesma abordagem.

Segundo o site Balkan Insight, o equilíbrio geopolítico da Sérvia entre o Oriente e o Ocidente, que muitos consideravam insustentável, desta vez funcionou muito bem. (Agência Estado com agências internacionais)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?