metropoles.com

Separatistas catalães apresentam em Parlamento lei pró-independência

Na Espanha, há um referendo independentista, previsto para 1º de outubro, que enfrenta oposição do governo federal e Tribunal Constitucional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
independência catalunha espanha
1 de 1 independência catalunha espanha - Foto: Reprodução/Twitter

Os partidos separatistas da Catalunha, maioritários no Parlamento regional, apresentam nesta segunda-feira (28/8) a lei que pode definir os passos para a independência dessa região da Espanha. O Juntos pelo Sim (JxS), coalizão que governa a comunidade autônoma, e os independentistas radicais da Candidatura de Unidade Popular (CUP), que apoiam o Executivo no Parlamento regional, anunciaram o projeto da chamada “Lei de Transitoriedade Nacional”.

Essa norma é a principal lei para regular o marco legal para a região se desvincular da Espanha caso ganhe o “sim” no referendo independentista previsto para 1º de outubro. Segundo a agência EFE, o governo espanhol e o Tribunal Constitucional se opõem à realização desta medida.

A lei deverá ser aprovada depois pelo Parlamento — no entanto, os partidos que a promovem não chegaram a um acordo sobre qual deve ser a data da sua aprovação.

Os integrantes do Partido Democrata Europeu Catalão (PDeCAT), os mais moderados da coalizão JxS, se mostraram partidários de que a lei seja aprovada assim que for realizado o referendo, caso vença o “sim”. Já o partido Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) e a CUP são favoráveis a que a norma seja aprovada em setembro, antes do referendo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?