metropoles.com

Senadores prometem 750 mil doses de vacinas dos EUA para Taiwan

Declaração ocorreu durante uma escala dos congressistas no país, que está em disputa com a China e vive um surto de novos casos da doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
reprodução/ redes sociais/ white house
Presidente dos EUA, Joe Biden, em discurso no Congresso norte-americano
1 de 1 Presidente dos EUA, Joe Biden, em discurso no Congresso norte-americano - Foto: reprodução/ redes sociais/ white house

Os Estados Unidos devem mandar para Taiwan cerca de 750 mil doses de vacinas contra a Covid-19 como parte da iniciativa do presidente Joe Biden de compartilhar dezenas de milhões de vacinas em todo o mundo.

A declaração foi dada por três senadores norte-americanos neste domingo (6/6), após o país reclamar que a China está impedindo seu esforços para garantir vacinas enquanto a ilha luta contra um novo surto da doença. A informação é da Time.

A senadora democrata Tammy Duckworth, de Illinois, que fez uma parada de três horas em Taiwan com o colega democrata Christopher Coons, de Delaware, e o republicano Dan Sullivan, do Alasca, disse que a visita destaca o apoio bipartidário dos EUA à ilha democrática chamada por Pequim como território renegado. Taiwan enfrenta uma grave escassez de vacinas e tem um significado geopolítico como um ponto crítico nas relações EUA-China.

“Estou aqui para dizer que os Estados Unidos não vão deixar vocês sozinhos”, disse a senadora no aeroporto, após pousar em um avião de transporte militar dos EUA. “Estaremos ao lado de vocês para garantir que o povo de Taiwan tenha o que precise para chegar ao outro lado da pandemia e além”, continuou.

A ilha foi incluída na extensa lista de locais anunciados na semana passada que receberiam 25 milhões de doses dos Estados Unidos. O governo Biden diz ser a primeira parcela de pelo menos 80 milhões de doses a serem distribuídas por todo o mundo. A maior parte da primeira parcela, incluindo a de Taiwan, será enviada por meio do consórcio Covax, um programa apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para distribuir vacinas para países de baixa e média renda.

Surto de casos

A ilha de 24 milhões de habitantes, que fica a 160 quilômetros da costa leste da China, tem reivindicado por mais vacinas depois que um surto repentino começado no fim de abril ter pegado as autoridades de surpresa.

O Japão despachou 1,2 milhão de doses para Taiwan na última sexta-feira (4/6), optando por pular o processo do consórcio para aumentar a velocidade. Não ficou claro quando as 750 mil doses americanas chegariam ao país.

Taiwan acusou a China de bloquear as negociações com a BioNTech de importar a vacina desenvolvida pela empresa alemã e a Pfizer. Pequim disse que está disposta a fornecer vacinas para Taiwan, incluindo a BioNTech, por meio do parceiro chinês Fosun, e que o governo da ilha é o culpado por colocar a política acima da vida do povo. A lei do país proíbe a importação de medicamentos fabricados na China.

Taiwan havia resistido à pandemia praticamente ilesa, contudo, agora enfrenta surto mais sério, com mais de 10 mil novos casos desde o fim de abril.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?