metropoles.com

Senador francês suspeito de dopar deputada tinha ecstasy em casa

O senador francês Joël Guerriau é suspeito de drogar a bebida de uma deputada para cometer “violação ou agressão sexual”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Senado da França
Imagem colorida do senador francês Joël Guerriau - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do senador francês Joël Guerriau - Metrópoles - Foto: Reprodução/TV Senado da França

O Ministério Público de Paris confirmou que o senador Joël Guerriau está sob custódia policial por “administrar a uma pessoa, sem o seu conhecimento, uma substância suscetível de prejudicar o seu julgamento ou o controle das suas ações para cometer violação ou agressão sexual”. Segundo o jornal Libération, a pena para o crime seria de até cinco anos de prisão e € 75 mil (equivalente a R$ 396 mil) de multa.

Os fatos teriam ocorrido na noite de terça (14/11) para quarta-feira (15/11), em Paris, e motivaram uma queixa da vítima, “uma mulher”, indicou a promotoria, sem confirmar que a vítima era uma deputada.

Várias fontes próximas do caso confirmaram à AFP que a mulher é uma parlamentar, mas o Ministério Público não quis comentar este ponto. “Estamos muito longe da interpretação escabrosa que se pode deduzir da leitura das primeiras matérias na imprensa”, reagiu o advogado do senador, Rémi-Pierre Drai.

O defensor ficou “indignado ao ver que elementos da investigação vazaram para imprensa”. “Então, ou o Ministério Público é responsável por isso e isso me escandaliza mais uma vez, ou o Ministério Público não tem nada a ver com isso e então deve-se questionar a identidade do autor desta violação e investigar”, protestou.

“Não darei qualquer informação profunda não só porque estou vinculado ao sigilo da investigação, mas sobretudo por respeito ao meu cliente e à denunciante, cujo nome me surpreende que não seja divulgado, diferentemente do meu cliente”, acrescentou Drai.

Buscas encontraram ecstasy na casa do senador

A vítima teria passado mal após tomar uma bebida na casa do senador de 66 anos, com quem não mantinha relação íntima, confirmou o Ministério Público. Exames de corpo e de delito revelaram a presença de ecstasy no sangue, confirmou ainda a promotoria de Paris, e a mulher posteriormente apresentou queixa.

Segundo a promotoria, Guerriau foi detido e colocado sob custódia policial por investigadores da 3ª Delegacia de Polícia Judiciária, no âmbito do inquérito aberto por crime em flagrante, um procedimento que dispensa a quebra da imunidade parlamentar do senador.

A emissora RMC menciona buscas realizadas no gabinete do parlamentar e na casa dele, onde os investigadores encontraram ecstasy, o que o Ministério Público confirmou.

Originalmente banqueiro, Guerriau foi eleito em 2011 para o Senado, onde exerce o cargo de secretário e vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores, da Defesa e das Forças Armadas. Ele representa a região de Loire-Atlantique, na costa oeste da França.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?