metropoles.com

Senado francês proíbe uso de véu islâmico em eventos esportivos

O hijab é um dos principais símbolos do Islã e é usado pela maioria das mulheres muçulmanas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Hijabe
1 de 1 Hijabe - Foto: Getty Images

O Senado francês aprovou, em votação realizada nessa terça-feira (18/1), a proibição do uso de hijabs (véus), um dos principais símbolos do Islã, em eventos esportivos. As informações são do canal de notícias Al Jazeera.

No texto apresentado, senadores afirmam que a emenda visa proibir “o uso do véu em competições esportivas”, pois os lenços podem colocar em risco a segurança de atletas durante a prática de esportes.

Além disso, a emenda proposta por um grupo de direita, e aprovada por 160 votos a 143, argumenta que é preciso ter neutralidade durante competições esportivas.

No país, a Federação Francesa de Futebol (FFF) já proíbe mulheres de usarem o hajib em jogos oficiais ou competições organizadas pela entidade. Ainda não está claro se a proibição começaria valer para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

A proibição do véu muçulmano em eventos esportivos acontece um ano após o parlamento francês aprovar um projeto de lei que fortaleceu a supervisão de mesquitas, escolas e clubes de tiro na tentativa de conter islamistas radicais na França, que foi alvo de ataques terroristas nos últimos anos.

Após a aprovação, membros do Senado e da Câmara dos Deputados do país devem se reunir para chegar a um acordo antes da publicação da emenda, que ainda pode ser impugnada. Em caso de não arquivamento, a regra passa a valer para competições organizadas por federações esportivas do país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?