Senado francês proíbe uso de véu islâmico em eventos esportivos
O hijab é um dos principais símbolos do Islã e é usado pela maioria das mulheres muçulmanas
atualizado
Compartilhar notícia
O Senado francês aprovou, em votação realizada nessa terça-feira (18/1), a proibição do uso de hijabs (véus), um dos principais símbolos do Islã, em eventos esportivos. As informações são do canal de notícias Al Jazeera.
No texto apresentado, senadores afirmam que a emenda visa proibir “o uso do véu em competições esportivas”, pois os lenços podem colocar em risco a segurança de atletas durante a prática de esportes.
Além disso, a emenda proposta por um grupo de direita, e aprovada por 160 votos a 143, argumenta que é preciso ter neutralidade durante competições esportivas.
No país, a Federação Francesa de Futebol (FFF) já proíbe mulheres de usarem o hajib em jogos oficiais ou competições organizadas pela entidade. Ainda não está claro se a proibição começaria valer para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
A proibição do véu muçulmano em eventos esportivos acontece um ano após o parlamento francês aprovar um projeto de lei que fortaleceu a supervisão de mesquitas, escolas e clubes de tiro na tentativa de conter islamistas radicais na França, que foi alvo de ataques terroristas nos últimos anos.
Após a aprovação, membros do Senado e da Câmara dos Deputados do país devem se reunir para chegar a um acordo antes da publicação da emenda, que ainda pode ser impugnada. Em caso de não arquivamento, a regra passa a valer para competições organizadas por federações esportivas do país.