Sem vice, presidente do Peru não comparecerá à posse de Lula
Presidente do Peru, Dina Boluarte cancelou a vinda para posse de Lula porque não há quem possa assumir o cargo enquanto ela estivesse fora
atualizado
Compartilhar notícia
A presidente do Peru, Dina Boluarte, confirmou que não comparecerá à cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (1º/1). A chefe do Executivo cancelou a vinda por falta de um vice-presidente que pudesse assumir enquanto ela estivesse fora.
Por isso, o primeiro-ministro Alberto Otárola e a chanceler Ana Gervasi serão os enviados para representar o país durante a cerimônia. Eles devem viajar neste domingo (31/12) e voltar um dia depois da posse.
Dina está na presidência desde que Pedro Castillo foi preso após tentar dissolver o Congresso de forma ilegal. Ele está em prisão preventiva e deve permanecer por até 18 meses. Desde então, os protestos violentos começaram e já deixaram, pelo menos, 20 mortos e mais de 60 feridos.
Em meio às manifestações, a presidente pediu que o Congresso antecipe as eleições no país e afirmou que uma renúncia não mudará o cenário.