Sem querer, amigo revela identidade de Banksy em entrevista
A “escapulida” só reforça as suspeitas de que Banksy seja Robert Del Naja, membro da banda Massive Attack
atualizado
Compartilhar notícia
Ao que parece, um amigo revelou por acidente o nome de Banksy, o artista cujo mistério sobre a identidade acompanha o sucesso de seus grafites. Segundo o jornal O Globo, a revelação aconteceu durante uma entrevista do DJ Goldie a Scroobius Pip (artista e apresentador de um podcast).
Na conversa, ele comentava a monetização do grafite, embora a resistência à arte ainda exista. “Me dê uma bubble letter (fonte, em geral, desprezada), coloque em uma camiseta, escreva Banksy, e estamos feitos. Podemos vender. Sem ofensa a Robert, o acho um artista brilhante, que virou o mundo da arte de cabeça para baixo”, frisou o músico. Nesse momento, Goldie teria pausado a resposta. Depois, mudou de assunto.
A “escapulida” só reforça as suspeitas de que Banksy seja Robert Del Naja, membro da banda Massive Attack. No ano passado, o jornalista Craig Williams disse ter descoberto a identidade do grafiteiro após cinco meses de investigação. Para ele, Banksy não é uma pessoa, e sim, um grupo, liderado por Del Naja, que negou. “Ele (Banksy) é um amigo, foi a alguns dos shows (do Massive Attack). É só uma questão de logística e coincidência”, relatou Del Naja à época.
No entanto, as coincidências não param. Del Naja é amigo do DJ Goldie, com quem trabalhou nos anos 1980. Além disso, segundo a pesquisa de Williamns, murais de Banksy apareceram em locais onde a banda “Massice Attack” se apresentava. O artista também foi responsável por escrever o prefácio do livro “3D and the Art of Massive Attack”, lançado por Del Naja no ano passado.