metropoles.com

Sem provas, MP da Venezuela acusa Lula de forjar acidente doméstico

O Ministério Público da Venezuela alega que o presidente Lula simulou o acidente para não comparecer à cúpula dos Brics

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida de Pontos na cabeça do presidente Lula
1 de 1 Imagem colorida de Pontos na cabeça do presidente Lula - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O Ministério Público da Venezuela acusou, sem provas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de forjar um acidente doméstico para não comparecer à cúpula dos Brics, realizada nesta semana, em Kazan, na Rússia.

O chefe do Executivo brasileiro cancelou a viagem após sofrer uma queda no banheiro de casa. Ele teve traumatismo craniano e um pequeno sangramento no cérebro. Em um evento no Palácio do Planalto, nessa sexta-feira (25/10), foi possível ver os pontos que o presidente levou devido à queda.

A emissora estatal venezuelana interrompeu a programação para ler o comunicado assinado pelo procurador-geral, Tarek William Saab. Segundo o documento, a versão de Lula se trata de “um engano para perpetrar o veto contra a Venezuela, evitando sua responsabilidade com o presidente [Vladmir] Putin, os outros líderes presentes e, em particular, o presidente Nicolás Maduro“.

A declaração se refere ao veto do Brasil à entrada do país vizinho no grupo de países parceiros dos Brics.

O comunicado foi publicado nas redes sociais do Ministério Público. O texto é acompanhado de um vídeo de Lula feito durante a cerimônia de assinatura do acordo de reparação às vítimas da barragem do Fundão, em Mariana (MG). Ainda no documento, Saab pede a investigação do presidente brasileiro.

“Lula reapareceu sorridente e ileso, deixando claro que usou o referido ‘acidente’ para mentir ao Brasil, aos Brics e ao mundo inteiro, fato pelo qual deveria ser investigado”, alega.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?