metropoles.com

Segundo Casa Branca, “não é momento de debater armas”

“Há a hora e o lugar para um debate político, mas agora é o momento de nos unirmos como nação”, disse porta-voz do governo norte-americano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PIXABAY
casa-branca-eua-840×577
1 de 1 casa-branca-eua-840×577 - Foto: PIXABAY

A Presidência norte-americana afirmou, nesta segunda-feira (2/10), poucas horas depois de um atirador disparar contra a multidão e matar 58 pessoas em Las Vegas, que seria “prematuro” avançar com um debate sobre a venda de armas de fogo nos Estados Unidos. Segundo a Casa Branca, a prioridade deve ser a união nacional.

“Há a hora e o lugar para um debate político, mas agora é o momento de nos unirmos como nação”, disse a porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee. “Hoje é um dia para consolar os sobreviventes e pessoas em luto pelos que perdemos”, acrescentou.

A porta-voz ainda afirmou que a conveniência de uma discussão sobre o controle de armas no país é algo que pode ser debatido nos próximos dias. “Quando chegar o momento para que essa conversa ocorra, acho que precisamos observar coisas que tenham um impacto real”, destacou.

Momentos antes de a Casa Branca se pronunciar sobre a tragédia, agências internacionais de notícias davam conta que ações de alguns dos principais fabricantes de armas do país tiveram alta nas bolsas de valores norte-americanas.

O presidente dos EUA, Donald Trump, e a primeira-dama, Melania Trump, fizeram um minuto de silêncio durante evento em homenagem às vítimas do ataque. Mais cedo, Trump se pronunciou formalmente e chamou o maior ataque armado da história do país de um “ato de pura maldade”. Ele pediu que a nação se mantenha unida frente à tragédia, e agradeceu aos socorristas e policiais que agiram com rapidez no socorro, salvando muitas vítimas.

Armas de fogo
De acordo com o jornal El País, grandes tiroteios causam em média 121 mortes por ano nos EUA. Entre 2009 e 2016, foram 156 dessas ocorrências, que resultaram na morte de 848 pessoas. Se forem incluídos todos os tiroteios, e não apenas os considerados grandes por resultarem na morte de pelo menos quatro pessoas, os números são muito mais dramáticos. O cálculo indica que a cada ano no país morrem 33 mil pessoas por disparos de armas de fogo nos EUA, o que equivale a 93 por dia.

Estima-se que nove em cada grupo de 10 pessoas estejam armadas no país. Em 2012, o Serviço de Pesquisa do Congresso calculou que, três anos antes, existiam nos EUA 310 milhões de armas – não há dados atualizados sobre o armamento nas mãos de civis norte-americanos.

O ataque
Pelo menos 58 pessoas morreram e mais de 500 foram transportadas para hospitais de Las Vegas na madrugada desta segunda-feira (2/10). Um atirador abriu fogo na principal avenida da cidade, a Strip, nas proximidades do Mandalay Bay Hotel e Casino. A região, onde ocorria um festival de música, foi isolada pelas forças de segurança.

A polícia de Las Vegas informou que o suspeito de ser o atirador se matou após o ataque. Ele estava posicionado no 32º andar do hotel Mandalay Bay, ao lado da área aberta onde aconteciam os shows, e usou 10 armas para abrir fogo contra o público. Segundo o New York Times, mais de 19 rifles foram encontrados no quarto onde o atirador estava.

Confira como ocorreu o ataque:

Joelson Miranda/Metrópoles

De acordo com informações preliminares, o atirador —  Stephen Paddock, 64 anos – morava em Mesquite, Nevada, e não teria qualquer conexão com grupos extremistas. A polícia não acredita haver mais atiradores. Entretanto, está à procura de Marilou Danley, mulher de origem asiática que estaria com o suspeito, para ouvir o depoimento dela. Segundo o xerife do Condado de Clark, Joseph Lombardo, a tese seria de que o ataque foi lançado por um “lobo solitário”, mas as forças de segurança também estão fazendo buscas por um companheiro de quarto de Paddock.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?