metropoles.com

Secretário particular de Cristina Kirchner quer fazer delação premiada

Depoimento no “escândalo dos cadernos da corrupção” pode ser comprometedor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
David Fernandez/epa
Cristina  Kirchner
1 de 1 Cristina Kirchner - Foto: David Fernandez/epa

O antigo secretário particular da ex-presidente argentina Cristina Kirchner (2003-2015), Fabián Gutiérrez, pediu à Justiça do país para depor como arrependido, processo semelhante à delação premiada no Brasil. As informações estão no jornal O Globo desta sexta-feira (28/9).

Gutiérrez é considerado uma das pessoas mais próximas ao círculo de Kirchner desde a sua ascensão ao poder e um depoimento seu poderia comprometer a ex-mandatária, já processada como suposta líder de um esquema de arrecadação de subornos com empresas privadas de até US$ 15 bilhões.

Gutiérrez depôs nesta sexta-feira em Buenos Aires, no âmbito da investigação do chamado “escândalo dos cadernos da corrupção”, comparada à Lava-Jato e comandada pelo juiz Claudio Bonadio e pelo promotor Carlos Stornelli. Ele foi secretário da Presidência de 2003 a 2010 e permaneceu próximo a Cristina até ela deixar o poder, em dezembro de 2015.

O ex-secretário foi preso na noite de terça-feira (25), por ordem de Bonadio, acusado de suposto enriquecimento ilícito. Seu advogado afirmou perante a Corte que o  cliente, funcionário por quase três décadas dos Kirchner, está disposto a contar tudo o que sabe sobre esquemas da ex-família presidencial.

Gutiérrez foi mencionado na investigação por outro “arrependido”, José Francisco López, ex-secretário de Obras Públicas do governo de Cristina Kirchner. Ele afirmou que Gutiérrez o pediu para esconder US$ 9 milhões de dólares, que teriam sido encontrados em um convento. Gutiérrez teria enriquecido enquanto exercia cargos públicos.

Depois que Kirchner deixou a Presidência, Gutiérrez foi morar em El Calafate, na Patagônia, onde adquiriu várias propriedades.

Segundo o jornal “Clarín”, que fez oposição ao governo de Cristina, a movimentação financeira foi tamanha que levantou suspeitas da Unidade de Informação Financeira, mecanismo de análise e investigação de crimes de lavagem de dinheiro, que o denunciou ao juiz Marcelo Martínes De Giorgi.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?