Secretário-geral da ONU teme que o mundo siga para guerra “mais ampla”
O secretário-geral da ONU, António Guterres, teme que o mundo “esteja caminhando como um sonâmbulo para uma guerra mais ampla”
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou aos países nesta segunda-feira (6/2) que teme uma nova escalada na guerra da Ucrânia. Para ele, o mundo está caminhando para uma “guerra mais ampla”, como “sonâmbulos”.
“O mundo precisa de paz. Paz de acordo com a Carta das Nações Unidas e o direito internacional”, declarou Guterres durante a Assembleia Geral das Nações Unidas. Faltam duas semanas para o conflito entre Rússia e Ucrânia completar um ano.
Veja o post:
.@antonioguterres tells world leaders we need to change the mindset of decision making:
Don’t focus solely on what may happen to you today – and dither.
Look at what will happen to all of us tomorrow – and act.#UNGA
— UN Spokesperson (@UN_Spokesperson) February 6, 2023
Ele criticou o poderio nuclear de algumas nações, considerando o uso “tático” dos armamentos como um “absurdo”. O envio de armamentos militares à Ucrânia pelos integrantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e outros países do Ocidente intensificou-se nas últimas semanas.
“Os países com armas nucleares devem renunciar o uso dessas armas inconcebíveis. Na verdade, eles devem renunciar a qualquer uso, a qualquer hora, em qualquer lugar”, disse.
Para o secretário-geral, os países devem colocar os “direitos humanos e a dignidade em primeiro lugar”.
Guterres afirmou que a ONU e o mundo começaram “2023 enfrentando uma confluência de desafios como nenhum outro em nossas vidas”.