Secretário-geral da ONU condena escalada de conflito com Irã e Israel
António Guterres lamentou o ataque a drones enviados pelo Irã contra o território israelense neste sábado (13/4)
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, se pronunciou neste sábado (13/4) sobre o ataque de drones iranianos que atingiu Israel. A ofensiva começou em resposta à morte de iranianos em uma embaixada síria, atribuída às forças israelenses.
“Condeno fortemente a grave escalada representada pelo ataque em grande escala lançado contra Israel pelo Irã”, afirmou Guterres em comunicado.
O português recomendou um cessar-fogo imediato. “Nem a região nem o mundo consegue aguentar outra guerra”, lamentou.
O Irã lançou dezenas de drones contra Israel neste sábado. O ataque foi, em sua maior parte, neutralizado pelo sistema de defesa aérea israelense junto ao equipamento militar de países aliados. Os drones foram atingidos pelo domo de ferro, um radar que envia mísseis para explodir os artifícios inimigos ainda no ar.
Caças de países aliados a Israel também atuaram na neutralização dos drones, como Estados Unidos, Inglaterra e Jordânia.
As tensões entre Irã e Israel sofreram uma nova escalada no início do mês, quando o ataque a um complexo diplomático iraniano na Síria deixou 16 mortos, incluindo dois altos comandantes da Guarda Revolucionária iraniana.