Secretário-geral condena ataque israelense que atingiu bases da ONU
Dois soldados da ONU ficaram feridos e foram encaminhados para uma unidade hospitalar, no Líbano, na quinta-feira (10/10)
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, condenou, nesta sexta-feira (11/10), os ataques de Israel que feriram dois soldados da paz da ONU. A declaração foi feita em uma coletiva de imprensa na cúpula da organização da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) no Laos.
De acordo com Guterres, o ataque violou o direito internacional, e não deve ser repetido, alertando que qualquer conflito prolongado no Oriente Médio terá impactos dramaticamente negativos em todo o mundo. Ele também solicitou que haja controle por parte de todos os lados envolvidos da guerra, de acordo com o The Guardian.
“Nunca vi, em meu tempo como secretário-geral, nenhum exemplo de morte e destruição tão dramático quanto o que estamos testemunhando aqui. Estamos vendo escalada após escalada, uma regionalização do conflito que está se tornando uma ameaça à paz e à segurança globais”, declarou o secretário.
Guterres afirmou que os envolvidos no conflito devem fazer de tudo “para evitar uma guerra total”.
Dois soldados feridos
A ONU acusou Israel de atacar três bases de sua missão de paz no Líbano, incluindo a sede, em meio ao avanço das forças israelenses no território libanês na luta contra o Hezbollah.
De acordo Força Interina da ONU no Líbano (Unifil), dois soldados da missão de paz no país ficaram feridos e foram levados para uma unidade hospitalar.