Secretária do Reino Unido pede que Rússia seja suspensa da Interpol
Priti Patel usou o Twitter para comunicar pedido de suspensão do acesso da Rússia aos sistemas da Polícia Internacional
atualizado
Compartilhar notícia
A secretária do Interior do Reino Unido, Priti Patel, usou seu Twitter para informar que pediu, neste domingo (6/3), que a Interpol suspenda a participação e o acesso da Rússia aos sistemas da Organização Internacional de Polícia Criminal. Segundo ela, colegas da Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Estados Unidos apoiam a medida.
O pedido é para que a Interpol e seu Comitê Executivo tomem uma decisão ainda esta semana. “As ações da Rússia são uma ameaça direta à segurança dos indivíduos e à cooperação internacional de aplicação da lei”, disse em sua conta na rede social.
Veja tuítes:
1/ Alongside counterparts from 🇺🇸 🇨🇦 🇦🇺 and 🇳🇿, I have written today calling on @INTERPOL_HQ and its Executive Committee to take a decision this week, in accordance with its rules, on the immediate suspension of Russia’s access to its systems.
— Priti Patel (@pritipatel) March 6, 2022
A investida da secretária faz parte de ações contra a Rússia em retaliação à invasão da Ucrânia, que entra, nesta segunda-feira (7/3), no 12º dia.
De acordo com informações das Organizações das Nações Unidas (ONU), a invasão iniciada em 24 de fevereiro deixou até o momento 364 civis mortos em meio aos confrontos e 759 pessoas feridas.
Ainda segundo o comissariado da ONU para migração forçada, a Acnur, o conflito deflagrado pelos russos já tem saldo de 1,5 milhão de refugiados.