metropoles.com

Vacina de Cuba contra Covid-19 apresenta eficácia preliminar de 62%

Vacina Soberana 2 apresentou eficácia de 62% com duas de suas três doses programadas. País tem outros imunizantes em fase de testes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
vacinação são paulo
1 de 1 vacinação são paulo - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A vacina Soberana 2, produzida em Cuba, apresentou eficácia de 62% com duas de suas três doses programadas contra a Covid-19, de acordo com comunicado da biofarmacêutica estatal BioCubaFarma divulgado nesse sábado (19/6).

“Em algumas semanas devemos ter os resultados de eficácia com três doses que esperamos ser superiores”, disse Vicente Vérez, diretor do Finlay Vaccine Institute, que desenvolveu o imunizante.

Com um setor de biotecnologia avançado que exporta vacinas há décadas, Cuba tem cinco imunizantes candidatos em ensaios clínicos. Dois deles, Soberana 2 e Abdala, estão em fase final de testes.

O país optou por não importar vacinas estrangeiras, mas sim por desenvolvê-las por conta própria. “Sabemos que nosso governo não tem sido capaz de fornecer a este projeto todos os fundos necessários e, no entanto, isso é resultado de uma posição global”, disse o presidente Miguel Diaz-Canel na apresentação dos resultados na televisão estatal.

Argentina, Jamaica, México, Venezuela e mais outros países já apresentaram interesse em comprar as vacinas. O Irã começou a produzir a Soberana 2 no início deste ano como parte dos testes clínicos de fase final.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?