Pepino contaminado causa surto de infecção por salmonela nos EUA
Até agora, 418 pessoas foram contaminadas, das quais 91 foram hospitalizadas e duas morreram. Doença já foi registrada em 31 dos 50 estados
atualizado
Compartilhar notícia
Mais de 400 casos de infecção por salmonela foram notificados nos últimos dias nos Estados Unidos em um surto provocado por pepinos contaminados. De acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês) do governo norte-americano, 31 dos 50 Estados do país já tiveram pacientes infectados. Autoridades sanitárias anunciaram o recolhimento de lotes do alimento.
Até agora, 418 pessoas foram contaminadas, das quais 91 foram hospitalizadas e duas morreram, uma no Estado da Califórnia e uma no Texas.
Segundo o CDC, a suspeita é que o surto tenha sido causado por pepinos importados do México e comercializados nos EUA pela empresa Andrew and Williamson Fresh Produce.
Em comunicado, a companhia informou que está colaborando com os órgãos sanitários e que iniciou uma investigação em todo o processo de colheita e empacotamento para descobrir a origem do problema.
A salmonela provoca infecções gastrointestinais caracterizadas por diarreia, febre e dor abdominal. Segundo Marcos Boulos, infectologista e professor da Faculdade Medicina da Universidade de São Paulo (USP), a doença é muito comum em todo o mundo e não costuma causar complicações. “Muita gente tem quadro de diarreia causado por salmonela por alguns dias e se cura sem tratamento. Apenas em casos raros pode haver complicações no intestino e ocorrência de um quadro mais grave”, explica ele.
O especialista afirma que, embora muitas pessoas associem a salmonela a alimentos como o ovo e a maionese, a contaminação pode ocorrer em qualquer produto. “No caso de um vegetal, a contaminação pode ocorrer na manipulação do produto ou no uso de adubos com fezes humanas”, diz ele.