metropoles.com

Opas: baixa de casos de Covid nas Américas não pode virar complacência

Continente tem tido queda na quantidade de casos e mortes pelo coronavírus nas últimas oito semanas, mas a Opas pede cautela

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
REPRODUÇÃO/FACEBOOK
Jarbas Barbosa, da OPAS
1 de 1 Jarbas Barbosa, da OPAS - Foto: REPRODUÇÃO/FACEBOOK

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) pede cautela em relação à pandemia de Covid-19 nas Américas. Com queda na quantidade de casos e óbitos pela oitava semana seguida, o continente está afrouxando as medidas restritivas.

“O progresso em nossa região não é razão para se tornar complacente ou descontinuar as medidas de saúde pública que ajudam a nos manter seguros”, alerta Jarbas Barbosa, subdiretor da Opas, em coletiva de imprensa.

Segundo o subdiretor, as Américas já contam com 1,2 bilhão de doses contra a Covid-19 administradas (cerca de 46% da população com esquema vacinal completo). A vacinação continua a ser vista como a principal medida de combate à pandemia: “É fundamental para todos nós mantermos o curso até que todos estejam vacinados e protegidos do vírus”, diz.

A maior dificuldade enfrentada na região é a desigualdade no acesso às vacinas. O consórcio Covax Facility já entregou 64,6 milhões de doses na região e deve acelerar as entregas nas próximas semanas, segundo a Opas.

Os países com dificuldades para vacinar a população são Haiti, Nicarágua, Jamaica, São Vicente e Granadinas e Guatemala. Nessas localidades, o índice de imunização continua abaixo de 20%. Pouco mais de 30 países das Américas alcançaram a meta da Opas, de 40% de cobertura vacinal até o fim de 2021.

O Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização (SAGE), da OMS, recomenda algumas estratégias para garantir a vacinação.

“Uma vez que aqueles em maior risco estão protegidos, o próximo passo é imunizar uma alta porcentagem da população adulta. Só depois disso os países devem considerar vacinar grupos mais jovens”, recomenda Barbosa. Ele também reforçou o pedido pela gestão das doses de reforço nos idosos e mais vulneráveis.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?