ONU: Iêmen tem de 3 mil a 5 mil novos casos de cólera a cada dia
O número de casos pode dobrar a cada duas semanas, para 130 mil e depois 300 mil, caso novas remessas de ajuda humanitária não seja entregue
atualizado
Compartilhar notícia
Uma epidemia de cólera está se espalhando rapidamente através do Iêmen, com cerca de 3 mil a 5 mil novos casos todos os dias, estima o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Segundo Geert Cappelaere, diretor da entidade para o Oriente Médio, 70 mil novos casos de cólera foram registrados no último mês em 19 dos 22 condados do país, que vive uma guerra civil que já dura três anos.
Cappelaere alertou que o número de casos pode dobrar a cada duas semanas, para 130 mil e depois 300 mil, caso novas remessas de ajuda humanitária não seja entregue. A epidemia teria ainda capacidade de se espalhar para países vizinhos.
“É triste, mas esperamos que a epidemia possa finalmente chamar a atenção das pessoas para a situação do Iêmen”, afirmou. “A cólera não vai respeitar fronteiras”.
O conflito por que vive o país matou mais de 10 mil pessoas e fez 3 milhões de refugiados. Segundo Cappelaere, muitos não têm nem condições de se deslocar até as clínicas gratuitas.