OMS diz que 41 milhões de crianças com menos de 5 anos estão obesas no mundo
De acordo com os diretores do painel, fatores biológicos e comportamentais contribuem para isso, especialmente em partes dos países em desenvolvimento
atualizado
Compartilhar notícia
Um painel independente sobre obesidade autorizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu hoje que governos, educadores, produtores e vendedores de alimentos façam mais para ajudar a combater a obesidade infantil.
Segundo a Comissão para o Fim da Obesidade Infantil, 41 milhões de crianças com menos de 5 anos estão obesas ou acima do peso em todo o mundo, acima de 31 milhões em 1990. A Comissão alerta que o número pode subir mais.
De acordo com os diretores do painel, fatores biológicos e comportamentais contribuem para isso, especialmente em partes dos países em desenvolvimento. Entre outras coisas, o grupo pede “efetiva taxação de bebidas açucaradas” e políticas escolares que promovam uma boa dieta e atividades físicas.
“Não é culpa das crianças. Não se pode culpar uma criança de dois anos por estar gorda e lenta e comer demais”, disse Peter Gluckman, um dos diretores do painel.