metropoles.com

OMS afirma que Zika vírus pode atingir 4 milhões de pessoas no mundo

O problema deve atingir todos os países onde o mosquito Aedes Aegypti se encontra. Estima-se que 1,5 milhão de brasileiros devem ser infectados pelo vírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
EBC/Reprodução
Mosquito Aedes aegypti
1 de 1 Mosquito Aedes aegypti - Foto: EBC/Reprodução

Há grandes chances do zika vírus se espalhar para fora das Américas. A afirmação foi dada nesta quinta-feira (28/1) pelo diretor do departamento de doenças transmissíveis da Opas/OMS (Organização Pan-Americana de Sáude/ Organização Mundial da Saúde), Marcos Espinal. A epidemia deve atingir três a quatro milhões de pessoas no mundo. No Brasil, o número chega a 1,5 milhão.

De acordo com Espinal, o vírus deve atingir todos os países onde o mosquito Aedes Aegypti – o mesmo inseto responsável pela transmissão de dengue e chikungunya – pode ser encontrado. Atualmente, 23 países americanos confirmaram a existência de casos autóctones de zika, em que o vírus foi adquirido no próprio país.

“A população das Américas nunca tinha sido exposta ao vírus, e por isso não tinha imunidade”, afirma Espinal, durante o encontro da OMS, em Genebra, Suíça.

China
A OMS também afirmou nesta quinta-feira que a China e outros países com casos de dengue devem estar atentos para o risco do aparecimento da zika. O médico Bruce Aylward, que comanda o departamento de resposta a epidemias da OMS, disse que qualquer país com presença do mosquito Aedes aegypti deve ficar preocupado com a possibilidade da chegada do zika vírus.

Durante uma sessão especial nesta quinta-feira, a OMS informou que está convocando um grupo de especialistas para um encontro na segunda-feira (1/2), com a intenção de determinar se a epidemia de zika, que já se disseminou por mais de 20 países nos Estados Unidos, pode ser qualificada como uma emergência de saúde global

A OMS disse que há um nível “extremamente alto” de alarme ante o risco de que o vírus possa causar um salto no número de bebês que nascem com microcefalia no Brasil.

Com informações da Folha de S. Paulo

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?