Mundo já tem mais de 300 casos confirmados de varíola de macaco
Autoridades do mundo inteiro estão em alerta para o crescimento de casos; a doença já foi detectada em 22 países
atualizado
Compartilhar notícia
O número de casos confirmados de varíola de macaco no mundo chega a 304 nesta quinta-feira (26/5). Países europeus estão no epicentro da doença, de acordo com dados divulgados e atualizados em tempo real pela iniciativa Global.health, formada por pesquisadores das universidades de Harvard e Oxford.
O aumento de casos da doença preocupa autoridades. Contudo, profissionais da saúde alertam que ainda não há motivos para pânico.
O Reino Unido é o país com mais casos da doença até o momento, com 90 registros; a Espanha já possui 59 casos e países como Emirados Árabes Unidos, Dinamarca, Áustria e Israel possuem apenas um registro cada.
Outros 76 casos suspeitos estão sendo investigados pelas autoridades de saúde. A Espanha lidera com 61 casos, Canadá com 8 e a Argentina com apenas um caso suspeito.
A infecção acontece a partir do contato direto com o sangue, fluidos corporais, lesões cutâneas ou mucosas de animais infectados.
Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares e o aparecimento de lesões cutâneas. Os indícios da doença podem durar de 14 a 21 dias, caso o paciente esteja infectado.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.