Ingrediente presente na Nutella pode causar câncer
De acordo a EFSA, o óleo de palma, quando refinado a temperaturas acima de 200ºC, tem maior potencial cancerígeno que outros óleos vegetais
atualizado
Compartilhar notícia
Um documento da Autoridade de Segurança Alimentar Europeia (EFSA, na sigla em inglês) divulgou que um dos ingredientes encontrados no creme de avelã Nutella tem grande potencial cancerígeno. O item em questão é o óleo de palma refinado, também conhecido no Brasil como azeite de dendê refinado.
O relatório, divulgado em 2016, provocou a ira da empresa que partiu para um contra-ataque. A companhia que produz o creme de avelã Nutella, a Ferrero, lançou uma campanha para assegurar o público que é seguro comer o produto e que fazê-lo sem o óleo de palma refinado pode diminuir a qualidade do item.
“Fazer Nutella sem óleo de palma poderia produzir um produto inferior, seria um passo para trás”, disse Vincenzo Tapella, diretor de vendas da Ferrero, à Reuters. Além disso, há um outro fator que não foi dito por Vincenzo, segundo o Daily Mail. A mudança de ingrediente causaria um custo extra de US$ 8 a US$ 22 milhões por ano.
De acordo a EFSA, o óleo de palma, quando refinado a temperaturas acima de 200ºC, tem maior potencial cancerígeno que outros óleos vegetais do mercado. Ainda segundo o relatório, ao aquecê-lo, ele libera glicidol, que está relacionado ao câncer.Procurada pelo Metrópoles, a assessoria de imprensa da Ferrero no Brasil diz que “a saúde e a segurança dos nossos consumidores são prioridades”.
Confira a nota na íntegra
“A saúde e a segurança dos nossos consumidores são prioridades para Ferrero e nós confirmamos que os produtos da Ferrero são seguros.
A EFSA (European Food Safety Authority) analisou a presença de contaminantes em um grande número de produtos e óleos, afirmando que a presença de contaminantes nos óleos depende das gorduras presentes e dos processos aos quais são submetidos.
É por esta razão que a Ferrero seleciona cuidadosamente matérias-primas de qualidade e aplica processos industriais específicos que limitam a sua presença a níveis mínimos, totalmente alinhados com os parâmetros definidos pela EFSA. Além disso, nossas equipes de Qualidade monitoram constantemente esses fatores e garantem a segurança alimentar de nossos produtos ao consumidor.
Além disso, a Ferrero lançou uma campanha na Itália para celebrar o seu aniversário de 70 anos, bem como a sua paixão pela qualidade na seleção e combinação dos melhores ingredientes, como o óleo de palma, cacau e avelãs”.