Índia, em colapso, apresenta 1/6 da taxa diária de mortes do Brasil
País asiático, que está em colapso por conta do alto número de casos e mortes, é o que mais preocupa organizações de saúde no momento
atualizado
Compartilhar notícia
No cenário crítico da pandemia da Covid-19 em todo o mundo, considerando as novas variantes e a campanha de vacinação, a Índia é o país que mais preocupa organizações de saúde por conta da alta em números de mortes diárias.
Entretanto, o Brasil, que atingiu a marca de 400 mil mortos pelo coronavírus nesta quinta-feira (29/4), ainda tem uma taxa de mortes diária quase seis vezes maior que a do país asiático.
Segundo dados divulgados na plataforma Our World in Data, da Universidade Oxford, a média móvel de mortes confirmadas nos últimos sete dias no Brasil foi de 11,44 por milhão de habitantes na última terça-feira (27/4). Já na Índia, esse número foi de 1,93.
Os números assustam, mas é necessário considerar o tamanho da população de ambos os países. A Índia, segundo país mais populoso do mundo, tem 1,37 bilhão de habitantes, enquanto o Brasil tem 210 milhões.
Além disso, é importante destacar que ambos os países sofrem com subnotificação de casos e mortes pela Covid-19. Mesmo com a falha, a Índia atingiu um novo recorde em número de casos por dia nesta quinta: 379.308 novos casos de Covid-19.
Puxado pelo país asiático, o mundo ultrapassou pela primeira vez a marca de 900 mil novas infecções pelo coronavírus em um único dia: foram 904.893, segundo o monitoramento Our World in Data. São 5.138 infecções a mais do que o último pico global, de 899.755 casos, alcançado em 22 de abril.
400 mil mortes no Brasil
Nesta quinta, o Brasil atingiu a triste marca de 400 mil mortes pela Covid-19. A tragédia, anunciada por especialistas e técnicos do Ministério da Saúde, repercutiu nas redes sociais.
Políticos, celebridades e artistas usaram as redes sociais para falar sobre o tema, alegando “genocídio” e pedindo resoluções por parte do governo federal.