metropoles.com

Estados Unidos declaram emergência sanitária por varíola dos macacos

A medida permitirá que recursos sejam direcionados de forma mais célere para combater a disseminação da doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
banco de imagem seringa variola macaco monkeypox saude doença
1 de 1 banco de imagem seringa variola macaco monkeypox saude doença - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O governo de Joe Biden declarou, nesta quinta-feira (4/8), emergência de saúde pública pela varíola dos macacos nos Estados Unidos. De acordo com o Departamento de Saúde do país, há cerca de 6.600 infectados pela doença.

O comunicado foi feito pelo secretário do Departamento de Saúde dos Estados Unidos, Xavier Becerra, durante uma coletiva de imprensa. “Estamos preparados para levar nossa resposta ao próximo nível no combate a esse vírus e pedimos a todos os americanos que levem a varíola a sério”.

9 imagens
A doença foi diagnosticada pela primeira vez nos seres humanos em 1970. De acordo com o perfil dos pacientes infectados atualmente, maioria homossexual ou homens que fazem sexo com homens (HSH), especialistas desconfiam de uma possível contaminação por via sexual, além de pelo contato com lesões em pessoas doentes ou gotículas liberadas durante a respiração
Segundo o Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC),  "qualquer pessoa, independentemente da orientação sexual, pode espalhar a varíola de macacos por contato com fluidos corporais ou itens compartilhados (como roupas e roupas de cama) contaminados"
Inicialmente, a varíola de macacos é transmitida por contato com macacos infectados ou roedores, e é mais comum em países africanos. Antes do surto atual, somente quatro países fora do continente tinham identificado casos na história
Entre os sintomas da condição estão: febre, dor de cabeça, dor no corpo e nas costas, inchaço nos linfonodos, exaustão e calafrios. Também há bolinhas que aparecem no corpo inteiro (principalmente rosto, mãos e pés) e evoluem, formando crostas, que mais tarde caem
O período de incubação do vírus varia de sete a 21 dias, mas os sintomas, que podem ser muito pruriginosos ou dolorosos, geralmente aparecem após 10 dias

 

A declaração, segundo o governo americano, permitirá uma resposta mais ágil para o direcionamento de fundos e outros recursos federais para conter a expansão da varíola no país.

O principais sintomas da varíola dos macacos são: febre, glândulas inchadas, dificuldade para respirar, dor de cabeça e dores musculares.

Segundo a Fox News, a Casa Branca disponibilizou mais de 1,1 milhão de doses de vacina e ajudou a aumentar a capacidade de diagnóstico no país para 80 mil testes por semana.

Emergência mundial

A Organização Mundial de Saúde (OMS), anunciou emergência internacional em 23 de julho em decorrência da varíola dos macacos, que tem infectado pessoas em todo o mundo.

A doença já infectou mais de 17 mil pessoas em 75 países.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?