Satélites mostram destruição no subúrbio de Kiev e dispersão de russos
Megacomboio russo de mais de 60 km que estava nos arredores da capital ucraniana está mudando de estratégia e se reposicionando
atualizado
Compartilhar notícia
Uma quinta-feira (10/3) de céu mais limpo de nuvens no inverno ucraniano possibilitou uma visão por lentes de satélites dos estragos causados pelos bombardeios russos nos arredores de Kiev, capital da Ucrânia. Imagens recém-divulgadas pela empresa Maxar Technologies indicam ainda que a longa coluna de tanques russos com mais de 60 km de extensão que se movimentou até a entrada da capital começou a se dissipar, em uma mudança de estratégia após dificuldades para efetivamente entrar na cidade.
O megacomboio russo de tanques e tropas avançou lentamente em direção à Kiev enquanto os invasores tentavam desbaratar as defesas ucranianas com ataques aéreos nas últimas duas semanas. Até agora, porém, os russos não conseguiram efetivamente entrar em Kiev e têm perdido equipamentos e combatentes em emboscadas das defesas ucranianas.
Imagens da manhã de quinta mostram que o comboio, que estavam a noroeste de Kiev, perto do aeroporto Antonov, foi amplamente disperso e remanejado. Ao invés de ficarem na rodovia que leva a Kiev, os blindados estão avançando por campos e florestas. Veja como as manobras dos tanques deixam marcas na neve:
Escombros da guerra
Os satélites da Maxar registraram ainda como os bombardeios de uma guerra que chega a seu 16º dia estão deixando rastros de escombros nos arredores de Kiev. Uma das imagens mostra o que restou de um grande supermercado em Chernihiv, a cerca de 100 km da capital. O prédio foi destruído completamente pelo fogo. Veja a comparação com imagem de satélite antes da invasão russa:
Outras imagens mostram o efeito dos mísseis russos em áreas residenciais, industriais e na infraestrutura da Ucrânia.
Veja mais registros de satélites divulgados pela empresa Maxar Technologies: