metropoles.com

Sanções contra Rússia são “crime” e “loucura”, afirma Nicolás Maduro

Presidente da Venezuela manifestou “forte apoio” a Vladimir Putin em ligação feita para o líder russo na última terça (28/2)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Governo da Venezuela
presidente da venezuela Nicolas Maduro
1 de 1 presidente da venezuela Nicolas Maduro - Foto: Reprodução/Governo da Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, voltou a defender o líder russo Vladimir Putin em meio à invasão da Ucrânia. Em pronunciamento transmitido pela televisão estatal, ele afirmou que as sanções impostas a Rússia são “crime” e “loucura”.

“Eles os tiraram do sistema [bancário] Swift, fecharam o espaço aéreo, fecharam todos os laços comerciais, fecharam e proibiram o uso do dólar. O que estão fazendo com a Rússia é uma loucura”, disse Maduro.

O presidente estadunidense Joe Biden já anunciou o fechamento do espaço aéreo dos EUA para aviões russos. Além disso, afirmou que o Departamento de Justiça norte-americano criou uma força-tarefa para ir atrás de bens de oligarcas russos.

Biden não descartou a possibilidade de impor sanções ao petróleo e gás russos. “Nenhuma possibilidade está fora de cogitação”, resumiu. Maduro, porém, se manifestou favorável às negociações de cessar-fogo: “Aspiramos a resultados favoráveis que restabeleçam a paz e a estabilidade nessa região”.

O venezuelano é apoiador declarado do presidente Putin. Na última quarta-feira (23/2), após encontro com ministros, fez um pronunciamento para TV venezuelana e defendeu: “A Venezuela está com Putin, está com a Rússia, está com as causas corajosas e justas do mundo e vamos nos aliar cada vez mais”.

Já nessa terça-feira (1º/3), os líderes conversaram sobre “parcerias estratégicas” e a “situação na Ucrânia”, segundo divulgou o Kremlin. Putin teria relatado ao homólogo venezuelano a operação militar no país vizinho e voltou a destacar a intenção de promover a “desmilitarização e desnazificação” da Ucrânia.

Já Maduro teria expressado o apoio à Rússia e condenado as “atividades desestabilizadoras dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)”. O líder latino-americano afirmou: “Notei no presidente Putin serenidade, sabedoria, fortaleza moral”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?