Saiba quem são as duas reféns americanas libertadas pelo Hamas
Judith e Natalie Raanan, mãe e filha, estavam em Israel para a comemoração do aniversário de um parente, quando foram feitas reféns
atualizado
Compartilhar notícia
O Hamas libertou, nesta sexta-feira (20/10), duas reféns capturadas pelo grupo radical em ataque a Israel. De acordo com o portal israelense Times, autoridades de Israel confirmam que se trata de Judith Raanan e Natalie Raanan, respectivamente mãe e filha.
As primeiras reféns a serem libertadas têm cidadania americana e moram nos Estados Unidos. As duas estavam em Israel para participar do aniversário de um parente e celebrar datas importantes para os judeus.
Mãe e filha foram levadas reféns pelo Hamas em 7 de outubro. Na data, o grupo radical empreendeu um ataque surpresa contra Israel. Desde então, como forma de retaliação, as tropas israelenses promovem bombardeios à Faixa de Gaza.
Judith e Natalie foram entregues à Cruz Vermelha Internacional e, após isso, se encontraram com tropas de Israel. Segundo a ABC News, o Hamas informou, em um comunicado, que elas foram liberadas por motivos humanitários e para contrariar acusações do governo dos EUA.
O governo dos Estados Unidos confirmaram a libertação e, em um comunicado, detalharam que as duas passaram por “uma provação terrível nestes últimos 14 dias”. “Estou muito feliz por elas se reunirem em breve com a sua família, que tem sido assolada pelo medo”, afirmou Joe Biden, presidente dos EUA.
A Casa Branca ainda ressalta que as duas mulheres e suas famílias terão total suporte do governo dos Estados Unidos enquanto se recuperam do trauma.
Biden agradeceu o governo do Catar e de Israel na parceria pela recuperação dos reféns. “Como presidente, não tenho maior prioridade do que a segurança dos americanos mantidos como reféns em todo o mundo”, finalizou.