Saiba quem era o líder do Grupo Wagner morto após queda de avião na Rússia
Yevgeny Prigozhin morreu nesta quarta-feira (23/8) em uma queda de avião na região de Tver, na Rússia, segundo o governo russo
atualizado
Compartilhar notícia
Yevgeny Prigozhin, líder do grupo Wagner e possivelmente morto em um acidente de avião, nesta quarta-feira (23/8), ficou conhecido mundialmente como o homem que desafiou o presidente da Rússia, Vladmir Putin. Em junho, ele tentou liderar um motim em sinal de vingança contra o comando millitar do país, e acabou exilado para a Bielorrússia.
Ele morreu após a queda de um jato particular na região de Tver, na Rússia. Além do líder mercenário, outras nove pessoas estavam a bordo da aeronave, que partiu de Moscou rumo a São Petersburgo. A informação foi confirmada pelo Ministério de Situações de Emergência russo.
No entanto, antes de ficar famoso por desafiar o chefe do Kremlin, Prigozhin era amigo próximo de Putin; já vendeu cachorro-quente, foi dono de restaurantes e figurava na lista de procurados pelo FBI, a polícia federal dos Estados Unidos.
Prigozhin era o líder do Grupo Wagner, um exército de mercenários que foi empregado em diversas guerras, inclusive na atual invasão do território ucraniano pela Rússia (saiba mais sobre o grupo abaixo).
Envolvimento com políticos e espiões
Nascido em São Petersburgo, mesma cidade natal de Putin, Prigozhin perdeu o pai cedo e, após praticar alguns assaltos no fim de 1980, acabou condenado a 13 anos de prisão.
Segundo o jornal The Guardian, depois de solto, ele comandou um pequeno negócio de cachorro-quente e cresceu no ramo empresarial, tendo participação em uma rede de supermercados. Em 1995, abriu restaurantes com sócios.