metropoles.com

Saiba quem é o autor do ataque que matou 15 pessoas em Nova Orleans

FBI investiga possível relação do ataque em Nova Orleans, nos Estados Unidos, com o grupo terrorista Estado Islâmico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/FBI
Foto colorida de Shamsud-Din Jabbar - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Shamsud-Din Jabbar - Metrópoles - Foto: Reprodução/FBI

Uma caminhonete avançou sobre uma multidão nas primeiras horas de 2025 na Bourbon Street, em Nova Orleans, nos Estados Unidos. O ataque culminou com a morte de 15 pessoas e feriu outras 35. Segundo informações do FBI, a Polícia Federal (PF) norte-americana, o suspeito pelo caso é Shamsud-Din Jabbar, de 42 anos.

Shamsud-Din era um cidadão norte-americano, natural do Texas, no Sul dos Estados Unidos. Ainda de acordo com o serviço de inteligência dos Estados Unidos, ele era veterano de guerra pelo país.

O suspeito dirigia uma caminhonete Ford quando avançou contra uma multidão que comemorava o ano novo em Nova Orleans. O veículo foi alugado na empresa Turo e uma bandeira do grupo terrorista Estado Islâmico foi encontrada no interior dele.

O caso é investigado como um “ato terrorista”. “Estamos investigando agressivamente todas as pistas para identificar quaisquer possíveis associados do sujeito”, informou o FBI em um comunicado à imprensa.

O FBI tem realizado buscas em endereços ligados ao suspeito atrás de novas informações sobre o ataque. Jabbar morreu após uma troca de tiros com policiais.

De acordo com a CNN Internacional, o suspeito é formado em sistemas de informação de computadores pela Universidade do Estado da Geórgia, e frequentou a instituição de ensino entre 2015 e 2017.

Repercussão

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou o ataque em Nova Orleans de “desprezível” durante discurso na quarta-feira (1º/1).

“Quero que saiba que eu sofro com você. Nossa nação sofre com você. Nós ficaremos com você enquanto você lamenta e se cura nas próximas semanas”, disse Biden aos cidadãos.

Ainda na quarta, o presidente norte-americano indicou que as autoridades do país investigam possível ligação do ataque em Nova Orleans com a explosão de um veículo em frente a um hotel do presidente eleito, Donald Trump, em Las Vegas.

“Estamos monitorando a explosão de um Cybertruck do lado de fora do hotel Trump em Las Vegas”, disse o político. “A polícia e a comunidade de inteligência também estão investigando isso — inclusive se há alguma possível conexão com o ataque em Nova Orleans”.

Um Cybertruck, da Tesla, explodiu em frente ao Trump International Hotel, em Las Vegas. Elon Musk, dono da Tesla Motors, publicou na rede social X que o caso aconteceu em decorrência de fogos de artifícios dentro do veículo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?