metropoles.com

Quem é J.D. Vance, senador de 39 anos que será vice de Trump nas urnas

Senador por Ohio é graduado em Ciências Políticas. Ele serviu na Guerra do Iraque pela Marinha norte-americana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Drew Angerer/Getty Images
J.D. Vance, senador escolhido para ser vice de Donald Trump na chapa que disputa a Casa Branca -- Metrópoles
1 de 1 J.D. Vance, senador escolhido para ser vice de Donald Trump na chapa que disputa a Casa Branca -- Metrópoles - Foto: Drew Angerer/Getty Images

O senador J.D. Vance, candidato a vice-presidente de Donald Trump na chapa dos Republicanos nos Estados Unidos, ganhou destaque no país ao escrever o livro “Hillbilly Elegy”, lançado em 2016. A obra chegou ao Brasil com o título “Era uma Vez um Sonho: A História de uma Família da Classe Operária e da Crise da Sociedade Americana”.

Vance nasceu em Middletown, Ohio, estado pelo qual tem mandato de senador nos EUA, em 2 de agosto de 1984. O político de 39 anos é casado com Usha Chilukuri. O vice de Trump estudou Ciências Políticas e Filosofia na universidade estadual de Ohio. A formação de Vance também passou pela universidade de Yale. A instituição integra a Ivy League, liga de estabelecimentos de ensino superior de excelência, nos Estados Unidos.

A carreira política de Vance começou em 2021, quando foi indicado para concorrer ao Senado, com o apoio de Trump.  Em 2022, Vance disputou a vaga no Senado americano e venceu o democrata Tim Ryan. Desde janeiro de 2023, ele ocupa o cargo.

Vance tem posicionamento contra o aborto. O entendimento dele é que a legislação para o assunto deve ser estabelecida por cada unidade da federação individualmente. No entanto, o vice de Trump chegou a dar sinais de que apoiaria uma proibição em âmbito nacional para casos de até 15 semanas, mesmo que relacionados a estupro.

Trump

Durante a carreira política, Vance já se posicionou firmemente contra Donald Trump no pleito de 2016. No entanto, desde então, ele passou a ser um dos principais aliados do ex-presidente.

Após o ataque durante o comício de Trump na Pensilvânia, Vance usou o X (antigo Twitter) para apontar uma conta que seria segura para quem deseja ajudar as vítimas do atentado e dizer que Trump era diferenciado. “O cara é simplesmente construído de forma diferente.”

No dia do ataque a tiros contra Trump, Vance responsabilizou o presidente Joe Biden pelo fato. “A premissa central da campanha de Biden é que o presidente Donald Trump é um fascista autoritário que deve ser detido a todo custo. Essa retórica levou diretamente à tentativa de assassinato do Presidente Trump.”

Ele também serviu na Marinha dos Estados Unidos tendo atuado na Guerra do Iraque.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?