metropoles.com

Saiba quem é Dina Boluarte, a 1ª mulher na Presidência do Peru

A vice-presidente Dina Boluarte assumiu a vaga do agora ex-presidente Pedro Castillo, que acabou destituído pelo parlamento e preso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Congreso de la Republica / Reprodução
Dina Boluarte assume presidência no Congresso do Peru | Metrópoles
1 de 1 Dina Boluarte assume presidência no Congresso do Peru | Metrópoles - Foto: Congreso de la Republica / Reprodução

Nesta quarta-feira (7/12), uma série de acontecimentos mudaram os rumos da política peruana, entre eles a repentina mudança na Presidência do país. A vice-presidente Dina Boluarte assumiu a vaga do agora ex-presidente Pedro Castillo e se tornou a primeira mulher na Presidência do Peru.

Dina recebeu a faixa presidencial do chefe do Parlamento Nacional, José Williams Zapata. A cerimônia contou com a presença dos comandantes militares do país.

“Juro por Deus, pelo país e por todos os peruanos que exercerei fielmente o cargo de Presidente da República, e assumo, de acordo com a Constituição Política do Peru, neste momento e até 26 de julho de 2026”, disse Boluarte.

A vacância surgiu após Castillo ser destituído da função. O então mandatário tentou implementar um estado de exceção a partir de um golpe de estado, dissolver o parlamento e a convocar novas eleições.

A iniciativa não vingou. Horas depois do anúncio, o parlamento destituiu Castillo. Os congressistas, em urgência, votaram um pedido de impeachment. Por 101 votos a seis, ficou vaga a Presidência. Outros 10 deputados se abstiveram.

Ainda durante a tarde desta quarta-feira, Pedro Castillo acabou preso pela tentativa de golpe de estado, considerada ilegal. Segundo o jornal peruano El Comercio, a polícia deteve o presidente destituído na Prefeitura de Lima, capital do Peru.

5 imagens
Presidente do Peru, Pedro Castillo
Presidente do Peru, Pedro Castillo, foi deposto após ensaiar um golpe de estado
Dina Bolurte assume vaga deixada por Pedro Castillo após destituição no Peru
1 de 5

Presidente destituído do Peru, Pedro Castillo, é preso na capital do país

Reprodução / El Comercio
2 de 5

Presidente do Peru, Pedro Castillo

Carlos Garcia Granthon/Fotoholica Press/LightRocket via Getty Images
3 de 5

Reprodução de vídeo
4 de 5

Presidente do Peru, Pedro Castillo, foi deposto após ensaiar um golpe de estado

Carlos Garcia Granthon/Fotoholica Press/LightRocket via Getty Images
5 de 5

Dina Bolurte assume vaga deixada por Pedro Castillo após destituição no Peru

Congreso de la República del Perú TV / Reprodução

Carreira na advocacia

Dina Ercilia Boluarte Zegarra, mais conhecida como Dina Boluarte, tem 60 anos e fez carreira na advocacia. Formada pela Universidad de San Martín de Porres, em Lima, já liderou o Registro Nacional de Identificação e Estado Civil. O órgão é responsável pela identificação de todos os peruanos a partir da emissão de documentos.

A carreira na política é recente. Em 2018, Dina concorreu à Prefeitura de Lima, mas não garantiu o posto. Em 2020, tentou uma vaga de deputada nas eleições extraordinárias, também sem êxito.

A vitória apenas ocorreu em 2021, quando integrou a chapa do candidato de esquerda Pedro Castillo. No governo, ela assumiu a posição de ministra do Desenvolvimento e Inclusão social.

Entre as propostas durante a campanha estava a reforma da Constituição Política do Peru, de forma a implementar novo modelo econômico para o país.

Apesar de integrar o governo e ter sido eleita pelo Partido Libre, em entrevista ao jornal La Republica, Dina afirmou não abraçar a ideologia da sigla. A declaração resultou em sua expulsão do partido.

Na última segunda-feira (7/11), a Subcomissão de Acusações Constitucionais do Congresso do Peru arquivou uma denúncia que investigava a atuação de Dina no governo. Ela era acusada de descumprir a regras constitucionais no comando do Ministério do Desenvolvimento e Inclusão social.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?