metropoles.com

Sabia que houve um alerta de asteroide contra a Terra em julho?

Mas foi um alerta falso. Na verdade, o “asteroide” era uma nave espacial europeia que está indo investigar as luas de Júpiter

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ESA/Divulgação
Espaçonave Juice fez alerta soar na Terra
1 de 1 Espaçonave Juice fez alerta soar na Terra - Foto: ESA/Divulgação

Sistemas de defesa espacial da Terra brilharam em alerta em julho deste ano: um objeto estava se aproximando do nosso planeta. Seria um asteroide com quase 46 metros em plena rota terrestre.

Os cientistas observaram atentamente e viram o objeto fazer uma curva segura em torno da Terra e da Lua. E chegaram a duas conclusões: a primeira é que estávamos seguros. A segunda é que o corpo celestre era, na verdade, uma nave espacial.

Tratava-se, na verdade da Jupiter Icy Moons Explorer (Juice), da Agência Espacial Europeia (ESA). A missão saiu do nosso planeta em 14 de abril e deve chegar a Júpiter, para analisar o gigante e suas luas, em julho de 2031.

O alarme que detectou o suposto asteroide é automático e só foi acionado porque era um objeto grande demais para estar próximo da Terra. Somente depois de uma análise mais detalhada é que os pesquisadores perceberam a diferença.

Alerta por causa do brilho e do tamanho

Os astrônomos definem o tamanho desse tipo de objeto de acordo com o brilho deles. Normalmente feito de rochas escuras, eles precisam ser grandes o suficientes para refletir a luz do Sol.

“Devido à refletividade muito maior dos grandes painéis solares do Juice, seu brilho era semelhante ao de um asteroide muito maior”, explicou a ESA em um comunicado.

Há sistemas de defesa no caso de um asteroide vir em direção ao planeta, mas eles não são divulgados. A Nasa já usou um deles em 2022, diante de um corpo de 160 metros de comprimento, com sucesso, mas somente como teste: o asteroide Dimorphos não estava em rota de colisão.

A ESA, por outro lado, nos tranquiliza: não há expectativa de corpos prontos para colidir com a Terra no próximo século.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?