Rússia acusa Ucrânia de realizar ataque inédito contra seu território
De acordo com o governo da Rússia, militares da Ucrânia realizaram um ataque contra a cidade de Kursk nessa terça-feira (6/8)
atualizado
Compartilhar notícia
A Rússia acusou a Ucrânia de realizar um ataque contra seu território, no que pode ser a primeira ofensiva terrestre contra os russos do país liderado por Volodymyr Zelensky desde o início da guerra. A ação aconteceu nessa terça-feira (6/8), na cidade fronteiriça de Kursk.
De acordo com o chefe do Estado-Maior da Rússia, Valery Gerasimov, mais de mil soldados ucranianos participaram da invasão, que também contou com artilharia aérea. Kiev ainda não se pronunciou, até o momento, sobre o ataque.
As forças da Ucrânia sofreram cerca de 260 baixas, segundo o general. Além disso, as tropas ucranianas perderam 50 veículos blindados e diversos drones foram abatidos.
O Ministério da Saúde russo informou que cinco pessoas morreram durante a ação. O ataque ucraniano ainda deixou mais de 31 feridos, entre eles seis crianças, segundo a pasta.
Apesar do volume do ataque, o general Valery Gerasimov afirmou nesta quarta-feira (7/8) que a ofensiva foi interrompida. Segundo estimativa do Kremlin, cerca de 260 soldados ucranianos foram mortos durante a ação.
Em uma reunião com membros da cúpula militar da Rússia, Vladimir Putin classificou a ação como “uma provocação em larga escala”. O presidente russo ainda acusou militares ucranianos de disparar, de forma indiscriminada, contra “prédios civis, casas residenciais e ambulâncias” na região.