metropoles.com

Rússia rebate fala de Zelensky sobre proposta de paz do Brasil

Governo da Rússia rebate fala de Zelensky, que disse ao Metrópoles que proposta de paz apresentada por Brasil e China é “destrutiva”

atualizado

Compartilhar notícia

Russian Foreign Ministry Press Service / Handout/Anadolu Agency via Getty Images
Imagem colorida mostra Maria Zakharova - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Maria Zakharova - Metrópoles - Foto: Russian Foreign Ministry Press Service / Handout/Anadolu Agency via Getty Images

O governo da Rússia comentou as falas de Volodymyr Zelensky sobre a iniciativa de paz apresentada por Brasil e China, em maio deste ano. Ao Metrópoles, o presidente da Ucrânia classificou a proposta como “destrutiva”.

Em um tom irônico, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que Kiev segue os interesses de países ocidentais.

“Quem é você? Nuland acabou de dizer mais uma vez que ‘você’ não está lá, mashá os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, que sabem melhor do que você o que é bom para você e o que é ruim”, escreveu Zakharova em um comunicado divulgado no Telegram nessa quinta-feira (12/9).

Ao citar Nuland, a porta-voz do governo russo falava sobre Victor Nuland, ex-subsecretária de Estado para Assuntos Políticos dos Estados Unidos. Recentemente, a ex-diplomata revelou que a Ucrânia foi aconselhada por países do Ocidente a não aceitar uma proposta de paz com a Rússia em 2022, antes do início da guerra.

“Zelensky não apenas vendeu tudo, mas também traiu tudo, incluindo sua língua nativa e seu avô”, finalizou Zakharova.

Zelensky chama Brasil de “pró-Rússia”

Em entrevista exclusiva ao Metrópoles, o presidente ucraniano rechaçou o posicionamento do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e voltou a cobrar uma postura mais ativa do líder brasileiro sobre a guerra.

O governo do Brasil, por sua vez, tem mantido uma postura de neutralidade em relação ao conflito desde o início do terceiro mandato de Lula.

Assim como na proposta conjunta apresentada com a China em maio, o governo brasileiro tem defendido que as discussões de paz envolvam ambas as partes em guerra, e não apenas um dos lados como tem sido as últimas negociações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?