Rússia quer derrubar o governo da Ucrânia, afirma ministro Lavrov
A fala do ministro das Relações Exteriores da Rússia contraria as declarações anteriores dele sobre a guerra
atualizado
Compartilhar notícia
Serguei Lavrov, ministro das Relações Exteriores russo, disse nesse domingo (24/7) que a Rússia pretende derrubar o governo ucraniano, contrariando as declarações anteriores dele sobre a guerra na Ucrânia.
“Nós ajudaremos o povo ucraniano a se libertar do regime, que é antipovo e anti-história”, disse enquanto visitava o Cairo, Egito. Segundo ele, os russos e ucranianos viverão juntos no futuro.
Pela primeira vez, chanceler russo admite que Rússia pretende derrubar governo ucraniano.
“Ajudaremos o povo ucraniano a se livrar do regime”, disse Sergey Lavrov durante a cúpula da Liga Árabe no domingo (24). pic.twitter.com/EokFvjq5TY
— Metrópoles (@Metropoles) July 25, 2022
Em abril, Lavrov havia dito que não havia planos de mudança do regime na Ucrânia. Àquela altura, declarou que cabia ao povo ucraniano escolher o próprio líder. Os russos, no entanto, têm endurecido o posicionamento sobre a guerra.
O que explica esse endurecimento é o suprimento de armas pesadas e de maior alcance recebido pela Ucrânia do Ocidente. Dentre os armamentos, estão o sistema de mísseis Himars, dos EUA.
Volodimir Zelensky reagiu à afirmação. Em discurso no domingo, disse que “só aqueles que não conhecem a história verdadeira e não compreendem seu significado poderiam decidir nos atacar”. Afirmou também que os ucranianos nunca abriram mão da independência e que não serão intimidados.