Rússia: oligarca Yuri Voronov é encontrado morto na piscina de casa
O multimilionário foi achado com ferimentos de bala na cabeça na residência em uma das área mais ricas de Leningrado, cidade portuária russa
atualizado
Compartilhar notícia
Um empresário russo multimilionário foi encontrado morto em sua casa, perto de São Petersburgo. Yuri Voronov, de 61 anos, era diretor-executivo e fundador da Astra-Shipping, uma empresa de transporte e logística, ligada à Gazprom, empresa de energia da Rússia.
O corpo do oligarca foi encontrado boiando na piscina de sua casa com um tiro na cabeça, no distrito de classe alta de Vyborgsky, na região de Leningrado. De acordo com a imprensa local, havia uma pistola e cápsulas próximas ao local onde a vítima estava.
Voronov é o nono oligarca russo ligado ao Kremlin a morrer em circunstâncias suspeitas desde o início do ano.
Segundo investigação do jornal norte-americano USA Today, entre 2014 e 2017 morreram 38 empresários e oligarcas russos ligados ao governo da Rússia em circunstâncias misteriosas ou suspeitas.
De acordo com jornais locais, a esposa de Voronov disse à polícia que ele deixou São Petersburgo em 1º de julho após um conflito com parceiros de negócios por causa de dinheiro e foi para a casa onde ele morreu.
Outros casos
A morte de Voronov ocorre em meio a especulações sobre se os assassinatos de grandes empresários estão sendo encenados para parecer suicídios.
Em janeiro, o gerente da Gazprom, Leonid Shulman, de 60 anos, foi encontrado morto no banheiro de uma casa de campo na vila de Leninsky, na região de Leningrado. Há suspeitas de suicídio, já que ao lado dele tinha uma carta.
O vice-diretor geral da Gazprom do Centro de Liquidação Unificada para Segurança Corporativa, Alexander Tyulyakov, foi achado morto em uma casa de campo em 25 de fevereiro.
Na segunda quinzena de abril, os corpos de Vladislav Avaev, ex-vice-presidente do Gazprombank, bem como de sua esposa e filha, foram localizados em seu apartamento de classe alta em Moscou.
Em 19 de abril, os corpos do ex-gerente da Novatek Sergei Protosenya , de 55 anos, sua esposa e filha foram encontrados em uma casa alugada em Lloret de Mar, na Catalunha, no nordeste da Espanha.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.