Rússia vai enviar navios de guerra e submarino nuclear para Cuba
Segundo comunicado das Forças Armadas de Cuba, embarcações devem permanecer no país entre os dias 12 e 17 de junho
atualizado
Compartilhar notícia
O governo de Cuba anunciou que o país vai receber um grupo de navios de guerra vindos da Rússia, incluindo um submarino nuclear, que devem ficar no porto de Havana entre os dias 12 e 17 de junho.
Por meio de um comunicado, as Forças Armadas de Cuba alertaram que nenhuma das embarcações estará equipada com armas nucleares, apesar de o submarino Kazan funcionar por meio de propulsão nuclear.
“Esta visita decorre das históricas relações de amizade entre Cuba e a Rússia e está estritamente de acordo com as regras internacionais”, disse o Ministério da Defesa de Cuba. “Nenhum dos navios transporta arma nucleares, portanto a sua atracação no nosso país não representa uma ameaça para a região”, destacou.
Ainda de acordo com o comunicado, uma série de atividades devem ser realizadas durante a estadia das embarcações russas no mar cubano. Havana, no entanto, não informou se os eventos vão incluir treinamentos militares.
Em meio às tensões com a Rússia, o governo dos Estados Unidos disse que a Marinha do país deve monitorar a visita, apesar de não considerar a chegada das embarcações como uma ameaça.