Rússia já ocupa quase 20% do território da Ucrânia, informa Zelensky
O presidente ucraniano disse, em discurso ao parlamento de Luxemburgo, que 125 mil km² foram ocupados por forças russas
atualizado
Compartilhar notícia
Em discurso para o parlamento de Luxemburgo, nesta quinta-feira (2/6), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, informou que o equivalente a quase 20% do território ucraniano já foi ocupado pelas forças armadas da Rússia. A área invadida é de 125 mil km² e inclui a península da Crimeia e de outros territórios controlados por separatistas.
Segundo Zelensky, a região tomada pela Rússia “é muito mais do que a área da Bélgica, de Luxemburgo e da Holanda juntos”. O presidente também afirmou que a linha de batalha onde há conflitos se estende por mais de 1 mil km.
Zelensky declarou que, em 24 de fevereiro, o primeiro dia da guerra, as forças russas controlavam 43 mil km² na Ucrânia. Ou seja, a área ocupada quase triplicou desde o início do conflito.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 15 milhões de pessoas na Ucrânia já se deslocaram, incluindo refugiados e aqueles que se moveram dentro do país.
O presidente ucraniano também afirmou à Câmara dos Deputados de Luxemburgo que a Rússia já obteve perda militar de mais de 30 mil, e que a guerra mata, em média, 100 pessoas por dia.