metropoles.com

Rússia já ocupa quase 20% do território da Ucrânia, informa Zelensky

O presidente ucraniano disse, em discurso ao parlamento de Luxemburgo, que 125 mil km² foram ocupados por forças russas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ukrainian Presidency / Handout/Anadolu Agency via Getty Images
Presidente ucraniano, Volodymir Zelensky, em meio à autoridades do governo e primeiros-ministros tcheco e polonês. Ele está sentado e usa traje esportivo em cor militar - Metrópoles
1 de 1 Presidente ucraniano, Volodymir Zelensky, em meio à autoridades do governo e primeiros-ministros tcheco e polonês. Ele está sentado e usa traje esportivo em cor militar - Metrópoles - Foto: Ukrainian Presidency / Handout/Anadolu Agency via Getty Images

Em discurso para o parlamento de Luxemburgo, nesta quinta-feira (2/6), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, informou que o equivalente a quase 20% do território ucraniano já foi ocupado pelas forças armadas da Rússia. A área invadida é de 125 mil km² e inclui a península da Crimeia e de outros territórios controlados por separatistas.

Segundo Zelensky, a região tomada pela Rússia “é muito mais do que a área da Bélgica, de Luxemburgo e da Holanda juntos”. O presidente também afirmou que a linha de batalha onde há conflitos se estende por mais de 1 mil km.

Zelensky declarou que, em 24 de fevereiro, o primeiro dia da guerra, as forças russas controlavam 43 mil km² na Ucrânia. Ou seja, a área ocupada quase triplicou desde o início do conflito.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 15 milhões de pessoas na Ucrânia já se deslocaram, incluindo refugiados e aqueles que se moveram dentro do país.

O presidente ucraniano também afirmou à Câmara dos Deputados de Luxemburgo que a Rússia já obteve perda militar de mais de 30 mil, e que a guerra mata, em média, 100 pessoas por dia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?