Rússia fecha aeroporto em região muçulmana após protesto contra judeus
Centenas de pessoas invadiram aeroporto no sul do país contra o conflito palestino-israelense. Judeus israelenses estavam desembarcando
atualizado
Compartilhar notícia
Um aeroporto na cidade Makhachkala, no sul da Rússia, foi fechado temporariamente neste domingo (29/10) após uma multidão invadir o espaço, informou a autoridade de aviação russa, a Rosaviatsia. Cidadãos judeus israelenses estariam desembarcando no voo de Tel Aviv, Israel.
“Depois que pessoas não identificadas apareceram na área de pouso do aeroporto de Makhachkala, foi decidido fechar temporariamente o aeroporto para chegadas e partidas”, afirmou a agência, de acordo com a agência de notícias estatal russa. “Os voos que deveriam pousar em Makhachkala foram direcionados para outros aeroportos”.
Несколько сотен человек принимают участие в акции протеста, которая проходит на прилегающей к махачкалинскому аэропорту территории, куда приземлился очередной регулярный рейс из Тель-Авива, передает корреспондент:https://t.co/W0XcWJ01DD
Фото: Рамазан Рашидов/ТАСС pic.twitter.com/kw3afWeA9T
— ТАСС (@tass_agency) October 29, 2023
Essas medidas devem permanecer em vigor até que a situação no aeroporto se normalize.
O policiamento foi reforçado no aeroporto durante o protesto promovido por centenas de pessoas, que reuniram-se no aeroporto para protestar contra o conflito palestino-israelense. Eles invadiram o prédio e a área de pouso do aeroporto após a chegada de um voo regular vindo de Tel Aviv.
Makhatchkala é a capital da República do Daguestão, região onde predomina o islamismo.
Zelensky se pronuncia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou o governo russo de propagar ódio contra outras nações. Ele ainda acusou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, de ter feito comentários anti-semitas.
“Este não é um incidente isolado em Makhachkala, mas sim parte da cultura generalizada de ódio da Rússia contra outras nações, que é propagada pela televisão estatal, especialistas e autoridades”, escreveu Zelensky na rede social X (ex-Twitter).
“O ministro das Relações Exteriores da Rússia fez uma série de comentários anti-semitas no ano passado. O presidente russo também usou insultos anti-semitas. Para os locutores da propaganda russa na televisão oficial, a retórica do ódio é rotina. Até a mais recente escalada no Médio Oriente provocou declarações anti-semitas por parte de ideólogos russos” completou.
Appalling videos from Makhachkala, Russia, where an angry mob broke into the airport searching for Israeli citizens on the flight from Tel-Aviv.
This is not an isolated incident in Makhachkala, but rather part of Russia’s widespread culture of hatred toward other nations, which…
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) October 29, 2023