metropoles.com

Rússia expulsa diplomatas britânicos acusados de espionagem

O Kremlin afirmou que essa é uma resposta russa para “numerosas medidas hostis tomadas por Londres”

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem colorida de embaixada britânica na Rússia - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de embaixada britânica na Rússia - Metrópoles - Foto: Getty Images

A Rússia anunciou, nesta sexta-feira (13/9), a expulsão de seis diplomatas britânicos sob acusação de espionagem. A decisão ocorre pouco antes da reunião entre o presidente norte-americano Joe Biden e o primeiro-ministro britânico Keir Starmer, onde será discutido se os países permitirão que a Ucrânia ataque alvos militares no interior da Rússia com armas fornecidas pelo Ocidente.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que se a Ucrânia disparasse mísseis ocidentais contra a Rússia, significaria que a guerra seria também contra a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

“A questão não é se deve ou não permitir que o regime ucraniano faça ataques à Rússia. A questão é decidir se os estados da Otan estão diretamente envolvidos no conflito militar ou não. Isso alteraria a própria natureza do conflito. Isso significará que todos os estados da Otan, os Estados Unidos, os países europeus estão lutando com a Rússia. E se for assim, então, dada a mudança na própria essência deste conflito, tomaremos decisões correspondentes com base nas ameaças que serão criadas para nós”, disse Putin em uma entrevista na televisão estatal na quinta-feira (12/9).

O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) afirmou que o Ministério das Relações Exteriores da Grã-Bretanha estaria coordenando “a escalada da situação política e militar” na Ucrânia e que os diplomatas estavam “ameaçando a segurança da Federação Russa”.

Como resposta, o Ministério das Relações Exteriores britânico disse que as acusações do FSB são “completamente infundadas” e  que a expulsão dos diplomatas era uma retaliação pelas ações britânicas tomadas “em resposta à atividade dirigida pelo estado russo em toda a Europa e no Reino Unido. Não pedimos desculpas por proteger nossos interesses nacionais”.

O FSB ressaltou que as expulsões dos seis diplomatas foram o primeiro passo de uma série de respostas às “numerosas medidas hostis tomadas por Londres”. Ele destacou que encontraram “sinais de espionagem e sabotagem” realizadas pelos diplomatas britânicos do departamento político da embaixada de Moscou.

“É divertido observá-lo, mas não pode ser tolerado mais. Ficamos cansados ​​de tolerar esse circo enquanto eles corriam por Moscou e pelas florestas urbanas, suas visitas de um dia a cidades vizinhas com o propósito de sentar em um banco por várias horas no frio, ou várias trocas de transporte público e táxis para escapar dos serviços de segurança e visitar alguma reunião de ONGs de agentes estrangeiros que fazem lobby pelos interesses dos migrantes”, disse o oficial do FSB.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?