Rússia está disposta a considerar propostas de paz, afirma Lavrov
Ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, disse que a Rússia pode considerar propostas de paz do Brasil e de países da África
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta quarta-feira (17/5), a Rússia informou estar disposta a considerar propostas de paz de países da África e da América Latina para resolver a guerra na Ucrânia, que, recentemente, completou um ano.
“Respondemos a iniciativas de amigos latino-americanos e africanos que estávamos prontos para considerar qualquer uma de suas propostas motivadas por um desejo sincero de ajudar a estabilizar a ordem mundial”, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.
A fala do chanceler russo ocorre um dia após o presidente a sul-africano, Cyril Ramaphosa, anunciar que uma delegação de países africanos vai se reunir com autoridades da Rússia e Ucrânia para buscar uma solução pacífica para o conflito.
Lavrov diz que Rússia está pronta para considerar propostas de paz de Brasil e África do Sul.
No entanto, chanceler russo afirmou que os dois países não apresentaram planos “no papel” para contribuir com o fim do conflito na Ucrânia.
(Via: @SamPancher) pic.twitter.com/t4Pj879ETT
— Metrópoles (@Metropoles) May 17, 2023
Além da iniciativa conjunta de seis países africanos (Egito, Zâmbia, República do Congo, Senegal, Uganda e África do Sul), o ministro das relações exteriores russo citou o plano de paz brasileiro, proposto em fevereiro deste ano.
Lavrov, no entanto, alegou que, até o momento, as propostas dos países da África e da América Latina para solucionar o conflito na Ucrânia ainda são abstratas.
“Até agora, ao contrário de nosso vizinhos chineses, não vimos ‘nada no papel’ sobre o assunto, tanto de brasileiros quanto de africanos”, ressaltou Lavrov em coletiva de imprensa após encontro com o ministro das Relações Exteriores de Belarus, Sergey Lukashevich.