Compartilhar notícia
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o do Vietnã, To Lam, realizaram conversações russo-vietnamitas com a participação de delegações oficiais, segundo informa a Vietnam News Agency, o parceiro da rede TV Brics.
A parcela de acordos em moedas nacionais entre a Rússia e o Vietnã está aumentando.
“Nossos países estão mudando consistentemente para moedas nacionais em acordos financeiros mútuos, esforçando-se para construir canais sustentáveis de crédito e cooperação bancária”, disse Putin.
No fim do primeiro trimestre de 2024, seu volume era de cerca de 60% em comparação com mais de 40% no ano passado, detalhou o presidente. Os dois lados também discutiram as principais áreas de cooperação, incluindo comércio e interação de investimentos.
O volume de negócios comerciais está aumentando, e o acordo de livre comércio com a União Econômica Eurasiática traz benefícios concretos para ambos os lados, enfatizou Vladimir Putin.
Putin acrescentou que o setor de energia é uma das áreas estratégicas de cooperação. Projetos comuns na produção de petróleo e gás trazem resultados reais, e também há perspectivas para o desenvolvimento de energia renovável.
O presidente vietnamita enfatizou que as conversas foram realizadas em uma atmosfera de confiança.
“Adotamos uma declaração conjunta sobre o aprofundamento da parceria estratégica abrangente entre nossos dois países”, ressaltou o presidente Lam.
Esta é a quinta visita de Putin ao Vietnã em sua posição como chefe de Estado. Ela coincide com o 30º aniversário do Tratado sobre Princípios de Relações Amistosas entre o Vietnã e a Rússia.
Confira mais reportagens como esta em TV Brics, parceiro do Metrópoles.