metropoles.com

Rússia e Nicarágua assinam acordo de cooperação nuclear

Na assinatura do acordo, representantes de Rússia e Nicarágua afirmaram que o projeto busca o uso de energia nuclear para fins pacíficos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Kremlin
cbUmxgO6wCU0HKrGlGdNT8APdNNYmm2g
1 de 1 cbUmxgO6wCU0HKrGlGdNT8APdNNYmm2g - Foto: Reprodução/Kremlin

Os governos de Rússia e Nicarágua assinaram, nesta quarta-feira (29/3), um acordo de cooperação nuclear em Moscou, visando o uso de energia atômica para fins pacíficos.

Durante a assinatura, o presidente da Companhia Estatal de Energia Nuclear da Rússia (Rosatom), Alexey Likhachev, afirmou que o projeto tem “grande potencial de exportação, [e] nesse sentido a Nicarágua pode se tornar líder no fornecimento de tecnologia apropriada para outros países da região”.

Denis Moncada, ministros das Relações Exteriores da Nicarágua, disse que o acordo será importante para a cooperação internacional. “É vital, porque essas tecnologias são usadas para fins pacíficos: segurança alimentar, saúde e agricultura. Existem perspectivas significativas para o desenvolvimento dessas tecnologias, pois a Nicarágua quer trazê-las para nossos vizinhos”, afirmou o diplomata.

O anúncio do acordo nuclear entre Rússia e Nicarágua ocorre na mesma semana em que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou a expansão de armas nucleares russas em outros territórios. Além do acordo de cooperação com o regime de Daniel Ortega, o líder russo anunciou no último sábado que enviará armas nucleares para Belarus, comandada pelo aliado Alexander Lukashenko.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?