Rússia e Nicarágua assinam acordo de cooperação nuclear
Na assinatura do acordo, representantes de Rússia e Nicarágua afirmaram que o projeto busca o uso de energia nuclear para fins pacíficos
atualizado
Compartilhar notícia
Os governos de Rússia e Nicarágua assinaram, nesta quarta-feira (29/3), um acordo de cooperação nuclear em Moscou, visando o uso de energia atômica para fins pacíficos.
Durante a assinatura, o presidente da Companhia Estatal de Energia Nuclear da Rússia (Rosatom), Alexey Likhachev, afirmou que o projeto tem “grande potencial de exportação, [e] nesse sentido a Nicarágua pode se tornar líder no fornecimento de tecnologia apropriada para outros países da região”.
Denis Moncada, ministros das Relações Exteriores da Nicarágua, disse que o acordo será importante para a cooperação internacional. “É vital, porque essas tecnologias são usadas para fins pacíficos: segurança alimentar, saúde e agricultura. Existem perspectivas significativas para o desenvolvimento dessas tecnologias, pois a Nicarágua quer trazê-las para nossos vizinhos”, afirmou o diplomata.
O anúncio do acordo nuclear entre Rússia e Nicarágua ocorre na mesma semana em que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou a expansão de armas nucleares russas em outros territórios. Além do acordo de cooperação com o regime de Daniel Ortega, o líder russo anunciou no último sábado que enviará armas nucleares para Belarus, comandada pelo aliado Alexander Lukashenko.