Rússia diz ter derrubado dois mísseis britânicos lançados pela Ucrânia
Ucrânia, por sua vez, acusa Rússia de disparar míssil que pode carregar carregar ogivas nucleares
atualizado
Compartilhar notícia
As defesas aéreas russas abateram dois mísseis “Storm Shadowd” britânicos, informou o Ministério da Defesa da Rússia nesta quinta-feira (21/11), que teriam sido lançados pela Ucrânia. O Kremlin se recusou a comentar sobre esses ataques, dizendo que era uma questão para os militares russos.
Na quarta-feira (20/11), o jornal britânico The Guardian divulgou a informação de que, pela primeira vez desde o início do conflito, a Ucrânia disparou mísseis fabricados no Reino Unido contra a Rússia.
A autorização teria ocorrido em resposta ao envio de mais de 10.000 soldados norte-coreanos para a fronteira da Rússia com a Ucrânia, o que autoridades do Reino Unido e dos EUA alertaram ser uma escalada significativa do conflito de quase três anos.
A Ucrânia, por sua vez, acusa Rússia de disparar míssil balístico intercontinental contra empresas e infraestrutura na cidade de Dnipro, no centro-leste do país. Diferentemente dos mísseis de cruzeiro, os mísseis balísticos intercontinentais possuem alcance de milhares de quilômetros e podem carregar ogivas convencionais ou nucleares.
Até o momento, a Rússia não reconheceu oficialmente o uso do míssil e o seu ministério da defesa omitiu qualquer referência a ele no seu briefing diário.