Rússia dispara mais de 28 mísseis contra a Ucrânia em ameaça à Polônia
Com um longo histórico de conflitos armados, a Rússia faz ameaça velada à Polônia ao atacar a Ucrânia em dia de desfile das Forças Armadas
atualizado
Compartilhar notícia
A Rússia disparou uma série de mísseis de longa distância contra o oeste da Ucrânia, nesta terça-feira (15/8), mesmo dia em que a Polônia faz seu maior desfile de Forças Armadas desde a Guerra Fria.
Foram mais de 28 mísseis lançados a partir de um cruzeiro e por meio das aeronaves 16 Tu-95MS, 2 Tu-22M3 e 1 Tu-160, que utilizaram mísseis kh-101. O uso de mísseis subsônicos kalibr também foi registrado, e a Ucrânia informou ter abatido 16 dos 28.
Segundo o presidente russo, Vladimir Putin, a região atacada está na mira de uma intervenção de Varsóvia por causa de laços históricos com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), instituição que vem recebendo críticas de Putin.
O ataque é um recado à Polônia, que tem histórico de conflito armado com os russos durante a Guerra Fria, e realiza nesta terça-feira (15/8) um desfile das Forças Armadas. São, no total, 2 mil soldados poloneses e da Otan desfilando em conjunto aos tanques norte-americanos M1A1 Abrams e sul-coreanos K2 Black Panther, recém comprados; 92 aviões e helicópteros; e demais equipamentos.
A data do desfile da Polônia não é escolhida em vão: celebra os 103 anos da vitória polonesa sobre a União Soviética na Batalha de Varsóvia, que manteve o país independente até o início da Segunda Guerra Mundial.
Relação Polônia-Ucrânia
Em julho, Putin havia afirmado que a Polônia pretendia conquistar um pedaço da Ucrânia, mas que reagiria caso alcançasse a Belarus, região que fica no meio do fogo cruzado. “Quanto aos líderes poloneses, muito possivelmente eles estão contando com a formação de algum tipo de coalizão sob a égide da Otan para se envolver diretamente no conflito ucraniano, a fim de arrancar um bom pedaço da Ucrânia para si. Não vamos nos envolver. Mas, quanto à Belarus, faz parte do Estado da União. A agressão contra a Belarus significará agressão contra a Federação Russa. Responderemos a isso com todos os meios à nossa disposição”.
Polônia e Rússia são ambos descendentes dos povos eslavos, falam línguas parecidas e têm costumes parecidos. Esses dois países entraram em confronto durante a Guerra Fria, quer perdurou de 1947 a 1991, por causa da tentativa de expansão do comunismo russo para a Europa Central.