metropoles.com

Rússia dispara mais de 28 mísseis contra a Ucrânia em ameaça à Polônia

Com um longo histórico de conflitos armados, a Rússia faz ameaça velada à Polônia ao atacar a Ucrânia em dia de desfile das Forças Armadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de explossão na Rússia - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de explossão na Rússia - Metrópoles - Foto: Reprodução

A Rússia disparou uma série de mísseis de longa distância contra o oeste da Ucrânia, nesta terça-feira (15/8), mesmo dia em que a Polônia faz seu maior desfile de Forças Armadas desde a Guerra Fria.

Foram mais de 28 mísseis lançados a partir de um cruzeiro e por meio das aeronaves 16 Tu-95MS, 2 Tu-22M3 e 1 Tu-160, que utilizaram mísseis kh-101. O uso de mísseis subsônicos kalibr também foi registrado, e a Ucrânia informou ter abatido 16 dos 28.

Segundo o presidente russo, Vladimir Putin, a região atacada está na mira de uma intervenção de Varsóvia por causa de laços históricos com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), instituição que vem recebendo críticas de Putin.

O ataque é um recado à Polônia, que tem histórico de conflito armado com os russos durante a Guerra Fria, e realiza nesta terça-feira (15/8) um desfile das Forças Armadas. São, no total, 2 mil soldados poloneses e da Otan desfilando em conjunto aos tanques norte-americanos M1A1 Abrams e sul-coreanos K2 Black Panther, recém comprados; 92 aviões e helicópteros; e demais equipamentos.

A data do desfile da Polônia não é escolhida em vão: celebra os 103 anos da vitória polonesa sobre a União Soviética na Batalha de Varsóvia, que manteve o país independente até o início da Segunda Guerra Mundial.

Relação Polônia-Ucrânia

Em julho, Putin havia afirmado que a Polônia pretendia conquistar um pedaço da Ucrânia, mas que reagiria caso alcançasse a Belarus, região que fica no meio do fogo cruzado. “Quanto aos líderes poloneses, muito possivelmente eles estão contando com a formação de algum tipo de coalizão sob a égide da Otan para se envolver diretamente no conflito ucraniano, a fim de arrancar um bom pedaço da Ucrânia para si. Não vamos nos envolver. Mas, quanto à Belarus, faz parte do Estado da União. A agressão contra a Belarus significará agressão contra a Federação Russa. Responderemos a isso com todos os meios à nossa disposição”.

Polônia e Rússia são ambos descendentes dos povos eslavos, falam línguas parecidas e têm costumes parecidos. Esses dois países entraram em confronto durante a Guerra Fria, quer perdurou de 1947 a 1991, por causa da tentativa de expansão do comunismo russo para a Europa Central.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?