metropoles.com

Rússia declara estado de emergência com invasão de soldados ucranianos

Soldados invadiram uma área da região de Kursk, na Rússia, o que levou o país a declarar estado de emergência e convocar reservistas

atualizado

Compartilhar notícia

Contributor/Getty Images
Imagem colorida mostra o presidente da Rússia, Vladimir Putin - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o presidente da Rússia, Vladimir Putin - Metrópoles - Foto: Contributor/Getty Images

A Rússia declarou estado de emergência após soldados ucranianos invadirem e ocuparem parte da região de Kursk, entre terça (6/8) e quarta-feira (7/8). Moscou decretou o estado nesta quinta (8/8), convocando reservistas para a fronteira com a Ucrânia e restringindo o espaço aéreo.

Na quarta-feira (7/8), militares ucranianos invadiram a região de Kursk após cruzarem a fronteira, provocando conflitos na área. De acordo com testemunhas, os soldados ucranianos conseguiram ocupar uma cidade, mas o Ministério da Defesa russo informou que recuperou o território.

Segundo autoridades russas, “cerca de 1 mil soldados ucranianos atravessaram a fronteira russa na madrugada de 6 de agosto com tanques e veículos blindados, cobertos no ar por drones e artilharia”.

Apesar do volume do ataque, o general Valery Gerasimov afirmou que a ofensiva conseguiu ser interrompida. Segundo estimativa do Kremlin, cerca de 260 soldados ucranianos foram mortos durante a ação.

Provocação

Em uma reunião com membros da cúpula militar da Rússia, Vladimir Putin classificou a ação como “uma provocação em larga escala”.

O presidente russo ainda acusou militares ucranianos de disparar, de forma indiscriminada, contra “prédios civis, casas residenciais e ambulâncias” na região.

As forças da Ucrânia perderam cerca de 82 veículos blindados e diversos drones foram abatidos. Influenciadores digitais russos criticaram a defesa de Kursk na fronteira.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?