metropoles.com

Rússia bombardeou prédio com reator nuclear experimental, diz Ucrânia

Instituto de Kharkiv abrigaria reator nuclear experimental. Organização ucraniana renovou acusação de “terrorismo nuclear” russo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia/Agência Anadolu via Getty Images
Uma visão dos danos assentamentos civis após ataques russos em Kharkiv, Ucrânia - Metrópoles
1 de 1 Uma visão dos danos assentamentos civis após ataques russos em Kharkiv, Ucrânia - Metrópoles - Foto: Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia/Agência Anadolu via Getty Images

Em meio aos insistentes ataques à Ucrânia, as tropas russas podem ter acertado um importante novo alvo. De acordo com a Inspetoria Estatal de Regulação Nuclear da Ucrânia, o exército de Putin teria bombardeado uma instalação de pesquisa nuclear.

O Instituto de Kharkiv detém um reator nuclear experimental, utilizado pela unidade de pesquisa. Depois dos ataques, a inspeção registrou que a instalação apresenta danos na estrutura exterior e também em vários laboratórios por todo o edifício.

De acordo com o portal The Kyiv Independent, não há registro de mortes ou feridos. A Ucrânia acusa a Rússia de “terrorismo nuclear”.

Mais civis do que soldados mortos

O ministro de Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, afirmou, nesta quinta-feira (10/3), que tropas russas mataram mais civis do que soldados do exército ucraniano no que chamou de “guerra terrorista”.

Segundo o relatório mais recente da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado nesta quinta-feira, 549 civis foram mortos e 957, feridos, desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro. A Ucrânia, contudo, não revela número de soldados que já morreram na guerra, para confirmar a informação do governo local.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?